Abrir um e-commerce em Bauru é o sonho de muitos empreendedores que enxergam na internet uma oportunidade de sucesso. Com o fortalecimento dos negócios online, hoje, muitas empresas de diversos segmentos e portes estão utilizando as ferramentas que a internet oferece. Uma dessas ferramentas é o comércio eletrônico.

Se você enxerga no e-commerce uma oportunidade para complementar a sua renda e alcançar o sucesso, saiba que essa é uma excelente oportunidade de negócio. Esse é um canal de vendas ótimo para vender qualquer tipo de produto, tem um ótimo alcance e, trabalhando bem as estratégias certas, pode se tornar sua principal fonte de renda. 

Para você ter uma ideia de como esse mercado é gigantesco, de acordo o relatório NeoTruste, realizado pelo Compre&Confie em parceria com o E-commerce Brasil, somente no ano de 2019, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento de R$750,1 bilhões. O valor representa um crescimento de 22,7%.

Os números são impressionantes, né? E eles só tendem a crescer. Afinal, os hábitos do consumidor mudaram e cada vez mais as pessoas estão realizando compras pela internet. Por isso, se você está pensando em abrir um e-commerce em Bauru, saiba que não há momento melhor para isso.

Pensando nisso, a Serotini produziu um conteúdo especialmente para você que deseja abrir um e-commerce em Bauru, mas não sabe por onde começar. Esse é o seu caso? Então, continue a leitura e confira o passo a passo completo.

O que é e-commerce?

Apesar de se tratar de um termo que está em alta, nem todo mundo sabe o que é e-commerce. Essa é uma abreviação em inglês de comércio eletrônico, que abrange toda transação comercial, seja compra ou venda, realizada pela internet com o auxílio de algum equipamento eletrônico.

O e-commerce também é conhecido como loja online e loja virtual. São aqueles famosos sites que permitem com que pessoas e empresas vendam pela internet seus produtos ou serviços.

O novo sistema de vendas permite com que o cliente acesse a loja por meio de qualquer dispositivo eletrônico com acesso à internet: computador, smartphone, notebook, entre outros, a qualquer hora e em qualquer lugar. Além de ter acesso a uma descrição completa sobre o produto ou serviço em questão, o cliente também consegue escolher variações de cores e tamanhos, realizar o pagamento via boleto, cartão de crédito, depósito bancário ou pix e, ainda, inserir um endereço de entrega para receber o produto em casa.

O e-commerce surgiu nos Estados Unidos no ano de 1994, quando a Pizza Hut registrou seu primeiro pedido online. Já no Brasil, a tecnologia surgiu no ano de 2000, tornando-se um fenômeno. 

Abrir um e-commerce em Bauru é sinônimo de sucesso na certa. Afinal, com uma loja online em Bauru, você poderá alcançar pessoas de todo o Brasil, aumentando a sua cartela de clientes, e até mesmo do mundo. 

Como funciona o e-commerce?

É importante que, ao abrir um e-commerce em Bauru, o empreendedor se atente à forma na qual funciona um e-commerce. Para ter sucesso, é primordial que uma loja virtual ofereça aos seus clientes as principais funcionalidades que garantem uma navegabilidade agradável e uma compra 100% segura. Isso  fará com que seus clientes se sintam satisfeitos com a experiência e retornem à loja sempre.

Outro fator importante ao abrir um e-commerce em Bauru é a respeito do domínio do seu site. O domínio é o endereço de um site na internet, tornando-se uma parte indispensável para a base de toda sua identificação profissional.

O formato de domínio mais utilizado no Brasil é o www.nomedasualojaembauru.com.br e o registro deve ser realizado no site www.registro.br. Antes de registrar o domínio com o nome da sua loja, é preciso verificar se o mesmo está disponível. Caso ele já seja registrado por outra pessoa, o próprio site mostrará opções similares para você escolher.

Serviço de hospedagem para e-commerce em Bauru

Depois de realizar o registro do seu domínio, você precisará ter um serviço de hospedagem, onde você armazenará seu e-commerce e o disponibilizará na internet. Este é, basicamente, o local onde você irá armazenar todos os arquivos necessários para visualizar sua loja virtual em Bauru, tais como: imagens, textos, vídeos e outros. Isso garantirá que a loja possa ser acessada 24 horas por dia, em qualquer lugar do mundo.

Além disso, os planos de hospedagem também te darão direito a um e-mail próprio, com o registro do nome da sua marca, como, por exemplo: [email protected]. Isso trará mais credibilidade ao seu negócio, tornando-o mais sério e exclusivo.

Plataforma para e-commerce em Bauru

O terceiro passo consiste em escolher uma plataforma para a sua loja virtual em Bauru. É por meio desta plataforma que você conseguirá cadastrar seus produtos, inserir descrições sobre eles, fotos, vídeos, acompanhar pedidos, identificar e receber o pagamento das vendas. Para isso, a escolha de uma boa plataforma de e-commerce é fundamental.

É importante que a plataforma escolhida ofereça suporte e as principais funcionalidades e tecnologias.

Como estruturar um e-commerce em Bauru?

Agora que você já sabe o que é e-commerce, como ele funciona e quais serviços você precisará contar para que a sua loja virtual em Bauru funcione perfeitamente, chegou a hora de estruturar o seu negócio.

Confira a seguir o passo a passo para estruturar e abrir um e-commerce em Bauru.

Plano de negócios para abrir um e-commerce em Bauru

Para estruturá-lo, você precisará montar um plano de negócios para empresa em Bauru. O documento norteará todo desenvolvimento da sua loja virtual, guiará os seus passos e te ajudará na tomada de decisões. Criar esse planejamento não é uma tarefa fácil. Mas, acredite: ela fará total diferença na gestão do seu e-commerce em Bauru. 

Para começar a produzi-lo, é necessário descrever quais são os objetivos do negócio, bem como quais serão os caminhos que você pretende seguir para alcançá-los. Dessa forma, você conseguirá diminuir riscos e incertezas e traçar um caminho muito mais estratégico.

O segundo passo do plano de negócios consiste em responder algumas perguntas básicas, que farão você definir melhor a sua empresa, tais como:

  • Quais serão os produtos ou serviços vendidos?
  • Quem será o seu público-alvo?
  • Quais são os seus concorrentes?
  • Quem serão os seus fornecedores?
  • O que você oferece de diferencial para seus clientes?

Escolha o nicho de mercado do e-commerce em Bauru

Logo após elaborar o plano de negócio, é importante que você defina o seu nicho de mercado. É interessante que, ao definir o seu nicho, você estude o mercado a fim de avaliar a concorrência e, também observar as oportunidades e tendências de crescimento para o setor. Dessa forma, você conseguirá tomar decisões mais estratégicas, escolhendo um nicho de mercado que esteja em expansão.

É muito comum que os empreendedores entrem no mundo do e-commerce já sabendo o que irão vender. Mas é possível que o contrário também aconteça. Para esse caso, recomenda-se que também se estude os nichos de mercado que estejam em constante expansão mas, acima de tudo, que este esteja de acordo com os objetivos da empresa listados no plano de negócio. Isso fará com que a sua empresa tenha um propósito único e conciso. 

Defina o público-alvo do e-commerce em Bauru

Com o nicho de mercado definido, agora é hora de definir para quem você vai vender. Para essa etapa, é importante ter em mente que quanto mais específico você for ao delimitar seu perfil de cliente ideal, mais eficaz serão as suas estratégias para chegar até ele.

Quando define claramente o seu público-alvo, o empreendedor tem mais sucesso e clareza nas suas estratégias, porque sabe como direcioná-las.

Essa é uma fase extremamente importante, afinal, é impossível conseguir vender para todos. Nenhum produto ou serviço é universal, agradando 100% das pessoas. Por isso, tenha um foco!

Escolha seus fornecedores

A escolha de fornecedores para uma loja online em Bauru também é uma etapa importante. Afinal, você precisa garantir que seus clientes receberão produtos ou serviços de qualidade. Por isso, antes de escolhê-los, pesquise muito na internet, com conhecidos e com pessoas que atuem no mesmo segmento que você.

Além disso, é importante que os seus fornecedores também estejam alinhados com os seus objetivos e propósitos. Assim, fica muito mais fácil firmar parcerias duradouras e com foco em alcançar o sucesso juntos.

Como abrir um e-commerce em Bauru?

Com toda a parte estratégica bem estruturada, chegou a hora de lidar com as burocracias que envolvem a abertura de um negócio. Abrir uma empresa em Bauru não é fácil, é preciso ter muita atenção a todos os procedimentos que citaremos a seguir, a fim de garantir que o seu negócio comece a funcionar 100% regularizado. 

Algumas das etapas que você deverá seguir consiste na definição de algumas informações como: seu tipo societário, o formato jurídico e demais informações que impactarão diretamente no regime tributário da sua empresa.

Por isso, indicamos que a partir desta etapa, você conte com a ajuda de uma contabilidade especializada em abertura de empresa em Bauru. A Serotini pode te ajudar com cada etapa desse processo!

Dito isso, vamos ao passo a passo para abrir um e-commerce em Bauru.

Escolha o tipo de atividade do e-commerce

O primeiro passo que deve ser seguido no início do processo para abrir uma empresa em Bauru é identificar o segmento da atividade que você deseja exercer. Atualmente, existem três distinções. No entanto, a que melhor se encaixa com o setor de e-commerce é o de comércio, o qual é direcionado a lojistas e ao comércio varejistas, cujos produtos são direcionados ao consumidor final.

Escolha a natureza jurídica

A segunda decisão que você precisará tomar é definir o tipo de natureza jurídica da sua loja virtual. Isso te ajudará a definir o regime jurídico ao qual ela se enquadra.

Esse procedimento é indispensável. Cada uma das diferentes modalidades de natureza jurídica possui formas diferentes de aplicação das normas, por isso, é necessário contar com a ajuda de uma contabilidade especializada. Dessa forma, você deverá escolher entre as seguintes naturezas jurídicas:

Empresário Individual (EI)

O empresário individual é aquele que exerce uma atividade empresarial em nome próprio. Trata-se da pessoa física titular da empresa. O patrimônio da pessoa natural e o do empresário individual são os mesmos, o que significa que o titular responderá de forma ilimitada pelas dívidas. 

O EI é um modelo para quem não pensa em ter sócios, tornando-se ideal para profissionais liberais, autônomos, freelancers e demais profissionais que desejam formalizar suas atividades. 

Sociedade limitada (LTDA)

Uma sociedade é aquela que reúne dois ou mais sócios, a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Quem deseja abrir uma empresa LTDA em Bauru deve ter ciência de que a modalidade deve contar com um contrato social com um número limite de sócios. Novas pessoas só poderão ser incluídas a ele caso haja a concordância de todo o corpo societário. Ainda, a inserção de novos sócios também deve ser registrada em uma atualização do contrato.

Essas regras mais específicas indicam que essa não é uma sociedade aberta e, por conta disso, a venda das quotas deverá priorizar sempre os sócios da empresa.

Sociedade Simples (SS)

Uma sociedade Simples é composta também por duas ou mais pessoas que realizam atividades de prestação de serviços voltados aos campos intelectuais e de cooperativa. Em outras palavras, os sócios não podem exercer nenhuma atividade voltada ao comércio, mas, sim, desempenhar suas profissões.

Sociedade Anônima (SA)

Já a Sociedade Anônima agrega todas as empresas que não atribuem o seu capital social a um nome específico. Ao contrário disso, o divide em ações, que podem ser transacionadas livremente. Para uma SA, não é necessário nenhum contrato social como é o caso de uma LTDA, por exemplo. 

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)

A EIRELI é um formato de empresa individual, com apenas uma pessoa, onde o capital social deve pertencer unicamente ao titular. No entanto, é obrigatório que esse capital seja 100 vezes superior ao salário-mínimo vigente.

Defina o porte da sua loja virtual em Bauru

Chegou a hora de definir o porte da sua empresa em Bauru. A escolha deve ser feita a partir do seu faturamento. Desta forma, você poderá escolher entre as seguintes opções:

  • Microempreendedor Individual (MEI): um dos formatos mais comuns no Brasil. Para se enquadrar nessa modalidade, o empreendedor deve ter faturamento máximo de até R$81 mil por ano e não pode participar como sócio ou titular de outra empresa;
  • Microempresa (ME): o formato de microempresa é permitido para empresários individuais com sócios. O teto de faturamento para essa modalidade também é maior, permitindo o enquadramento de todas aquelas empresas que faturem até R$360 mil por ano;
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): modalidade que permite uma faixa de faturamento bem maior quando comparada com as opções anteriores. São enquadradas nessa modalidade empresas que faturam entre R$360 mil a R$4,8 milhões por ano.

Documentos necessários para abrir um e-commerce em Bauru

Para abrir um e-commerce em Bauru, você precisará apresentar uma série de documentos importantes. É primordial que você preste muita atenção às datas e prazos determinados para que eles sejam entregues, isso porque grande parte deles possui data de validade. 

Para abrir uma empresa em Bauru são necessários os seguintes documentos:

Dos sócios

  • Certidão de casamento (se casados);
  • 1 cópia simples do comprovante de residência;
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (CNH também é válida);
  • 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Da empresa

  • CNPJ;
  • Cópia simples do IPTU do imóvel onde sua sede fica localizada;
  • 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda do imóvel sede.

Alvará de Funcionamento

É muito comum que empreendedores que vão abrir um e-commerce questionem a respeito da obrigatoriedade de ter um Alvará de Funcionamento para uma loja online. É importante que você saiba que, sim, é obrigatório que um e-commerce tenha um alvará de funcionamento.

Isso porque, de acordo com a lei, comércios, serviços, indústrias e associações precisam de um alvará. Ou seja, todo tipo de empresa precisa de um alvará para funcionar, incluindo todas as lojas virtuais.

O alvará de funcionamento para e-commerce em Bauru deve ser solicitado na prefeitura e demora alguns dias para ser aprovado. Para isso, basta levar os documentos citados acima junto com: 

  • Planta do imóvel onde você estará localizado a sede/escritório do e-commerce;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, obtido na Secretaria das Finanças;
  • O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
  • Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e se alguma área será destinada aos consumidores, para retiradas de mercadoria, por exemplo;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.

Para evitar a não-autorização do funcionamento, é fundamental procurar um contador em Bauru para que ele possa te avisar caso seja previsível que isso aconteça.

Faça o registro na Junta Comercial

O próximo passo é fazer o registro do seu e-commerce na Junta Comercial. Geralmente, para registrar uma empresa, são necessários os seguintes documentos:

  • Documentos pessoais de cada sócio;
  • Contrato social;
  • Ficha da Junta Comercial preenchida;
  • Recibo de pagamento das taxas cadastrais.

É importante destacar que, dependendo do seu nicho de atuação, a Junta poderá solicitar alguns outros documentos adicionais. Por isso, recomenda-se que você consulte previamente com o órgão sobre os documentos necessários para a sua loja virtual em específico.

Com o processo de documentação deferido, será emitido o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Este é o comprovante de que a sua empresa existe e está registrada formalmente. Com este número em mãos, você poderá dar entrada no processo de abertura do CNPJ.

Obtenha a Inscrição Estadual

A inscrição estadual representa o registro da empresa no cadastro do ICMS e também a identifica como um estabelecimento regular, permitindo que a empresa possa vender produtos ou serviços que tenham repasse de mercadorias.

Isso significa que, se a sua empresa vende qualquer tipo de mercadoria que será entregue fisicamente para o cliente, você precisará ter uma inscrição estadual.

A Inscrição Estadual pode ser feita pelo próprio empreendedor, mas exigirá paciência e tempo. Por isso, conte com a Serotini para te ajudar nessa etapa!

Serotini

Vai abrir uma empresa em Bauru? Então, conte com a Serotini! Somos a melhor solução contábil de Bauru e região, ajudando a sua empresa em cada passo que ela avançar. 

Gostou das dicas de hoje? Nos procure em caso de dúvidas! A Serotini pode te ajudar com todas as etapas do processo de abertura do seu e-commerce! Entre em contato conosco e descubra como abrir um e-commerce em Bauru pode ser fácil e sem dor de cabeça!