Adaptar sua empresa em tempos de crise é importantíssimo para que ela se mantenha funcionando, mesmo quando todos os comércios estão fechados e as pessoas estão consumindo mesmo – algo que está acontecendo devido ao novo coronavírus e a doença que ele causa, tornando o isolamento social uma necessidade que não era vista desde o século passado.

Mas como fazer essa adaptação? Quais são as formas de se manter em pé nesse momento tão complicado? Separamos algumas dicas que podem te ajudar a transformar a crise em oportunidade de reinventar o seu negócio. Confira abaixo!

abra sua empresa

Dicas de como adaptar sua empresa em tempos de crise

 

Separamos abaixo algumas dicas para quem quer adaptar sua empresa em tempos de crise e evitar o fechamento total das portas. Independente do seu ramo, sempre é possível se reinventar e encontrar saídas viáveis. Sabemos que é difícil, por isso, trouxemos ideias que são capazes de ajudar. Veja abaixo!

 

1- Invista no Delivery ou no Drive Thru

 

Uma das soluções que muitos empresários têm encontrado para se adaptarem à crise são os sistemas de delivery ou de Drive Thru, que nada mais é do que o cliente apenas buscar o produto e voltar para a casa com o mínimo de interação possível. Esse tipo de sistema tem sido implementado aos poucos, afinal, a crise pegou todo mundo de surpresa e se tornou um problema em poucas semanas. Por isso, é importante seguir algumas dicas para conseguir implementar esses sistemas sem prejuízos:

 

  • Saiba que as coisas mudaram e pode ser que demore muito para que voltem à normalidade. Não é fácil lidar com essa realidade, mas o quanto antes você adaptar sua empresa para ela, melhor. Agora não é o momento de se perguntar quando puder será normal de novo, é o momento de procurar soluções para se manter funcionando mesmo com o cenário atual.

 

  • O sistema de delivery tem suas regras e vai precisar de algum investimento. Por isso, será preciso cortar alguns gastos e trabalhar mais até que ele funcione por si só. Acompanhe de perto essas mudanças e verifique se os funcionários estão se adaptando a elas. É importante que o cliente se mantenha satisfeito com o serviço prestado, mesmo de longe. 

 

  • Peça ajuda se você não souber como lidar com a tecnologia e com as novas formas de divulgação. Veja se há consultorias próprias para vendas à distância e encontre pessoas que possam te ajudar com as dúvidas, que são bastante comuns para quem não está acostumado. 

 

  • No sistema Drive Thru, há regras. Você não pode dizer que está trabalhando dessa forma se não respeitar a distância permitida e não proteger sua equipe com máscaras e álcool em gel. Uma multa nesse momento é sempre ruim!

 

2- Comece a pensar em vender novos produtos

 

O delivery e o drive Thru funcionam muito para quem vende produtos como alimentos, produtos de beleza, de limpeza, etc. Quem vende coisas menos essenciais pode ter problemas para fechar negócio agora. A dica para adaptar sua empresa em momentos de crise quando o seu produto não pode ser vendido à distância ou é muito limitado, é procurar investir em um produto diferente. 

Para quem tem fábrica, muitas máquinas podem ser utilizadas para outros produtos que são mais procurados nesse momento. Para quem é comerciante, será preciso renovar os fornecedores e encontrar produtos que façam sentido nesse momento. 

Não é fácil mudar completamente sua área de atuação, mas se for possível, faça isso o quanto antes e comece a investir em produtos que têm saída mais frequente nesses momentos de crise severa que enfrentamos. 

 

3- Não deixe de estar presente na internet

 

Outra dica importante para adaptar sua empresa em tempos de crise é estar presente na internet. Tanto por meio de um website com conteúdo de blogs quanto nas redes sociais. Estar online vai te ajudar com as vendas. Já que são concentradas pelo meio digital, e vão aumentar conforme você se posiciona.

Claro que estar presente na internet não é apenas criar uma conta ou um site. A dica aqui é procurar bons profissionais para que eles te ajudem. Veja bem, as pessoas vão ver sua empresa e precisam ter uma boa impressão dela – ou não vão comprar seus produtos. Então, ao invés de correr criar páginas, procure antes profissionais qualificados para que eles façam isso de uma maneira adequada para o seu caso. 

 

4- Procure uma contabilidade 

 

Por fim, uma boa dica para quem quer manter a empresa funcionando e sem problemas burocráticos e financeiros, é procurar uma consultoria especializada de uma contabilidade que tenha experiência com o seu tipo de negócio. Veja os pacotes que eles podem oferecer para ajudar não apenas na questão dos documentos e das alterações de lei nesse momento, mas também para oferecerem soluções financeiras que serão essenciais agora. 

Se precisar, entre em contato conosco para que possamos conversar melhor sobre a crise e como sua empresa pode sair dela sem arriscar perder os funcionários ou fechar as portas. 

 

Gostou das nossas dicas de hoje? Visite nosso blog para mais textos como esse todas as semanas. E não deixe de compartilhar o artigo nas redes sociais com seus amigos e familiares para que eles possam nos acompanhar também. Até a próxima!