Entender como funciona a contabilidade e a parte financeira da sua empresa é essencial para que ela funcione da melhor maneira possível e para a sua boa administração. Além disso, muitos empresários iniciantes não sabem dizer ao certo o que são os ativos financeiros, parte importante do negócio e que precisam ser conhecidos a fundo. 

Para esclarecer, separamos no texto de hoje o que são os ativos financeiros e trazer algumas das suas características, como as diferenças entre os ativos circulantes e não-circulantes e qual a importância deles para o seu negócio. Veja abaixo o que trouxemos sobre esse assunto!

 

O que são os ativos de uma empresa?

 

Os ativos de uma empresa são, basicamente, tudo que ela possui, tanto o que pode ser revertido em dinheiro rápido, quase imediato, quanto aqueles que podem ser revertidos em dinheiro de maneira mais lenta. Alguns exemplos:

 

  • Poupança e dinheiro em caixa: Ambos que são revertidos facilmente em dinheiro rápido. No caso do caixa, é dinheiro imediato. No caso da poupança, o dinheiro pode ser retirado com algumas transações rápidas. 

 

  • Imóveis e automóveis: Já no caso dos imóveis e automóveis, a reversão para dinheiro é mais lenta e exige a venda desses bens. Mesmo assim, eles são ativos da empresa.

 

  • Móveis, maquinário e estoque: Mais um caso de dinheiro lento, porém, que também pode ser colocado em caixa por meio da venda. 

 

  • Ativos por direito: Já os ativos por direito, são aqueles onde existe um terceiro que precisa realizar um pagamento, como as dívidas dos clientes. 

 

De maneira bem geral, é importante dizer que os ativos são integrados ao balanço patrimonial, afinal, estamos falando de um patrimônio específico da empresa, porém, que pode ser revertido em recurso financeiro. 

Outra característica dos ativos é que eles são encontrados na parte positiva do Balanço patrimonial estão na ordem decrescente do grau de liquidez, ou seja, classificamos os ativos por ordem daqueles que são revertidos em recursos financeiros mais rapidamente. 

 

Características dos ativos

 

Para entendermos melhor o que são os ativos, é válido entender suas características principais. Isso porque, em uma empresa que está em crescimento, pode ficar difícil de fazer essa classificação. Vamos lá:

 

1- Ativos devem ser benéficos financeiramente para a empresa

 

Um ativo só pode ser classificado como tal se ele for benéfico financeiramente para a empresa. Ele deve poder ser transformado em dinheiro em caso de necessidade, seja de forma rápida ou mesmo a longo prazo. Se for um bem que não tem valia financeiramente falando, apenas emocionalmente, ele não será considerado um ativo válido. 

 

2- Ativos devem trazer retorno em um tempo razoável

 

Obviamente, alguns ativos demoram mais para serem transformados em recursos financeiros. Porém, como já explicamos acima, se esse recurso não tem possibilidade de trazer retorno financeiro, ele não pode ser considerado um ativo. O mesmo vale para bens que demoram muito tempo para terem retorno: eles possuem potencial, mas isso não seria nem a curto e nem a médio prazo, causando um desgaste financeiro para a empresa. 

 

O que é ativo circulante e não circulante

 

Outra dúvida muito comum das pessoas é saber a diferença entre ativo circulante e ativo não circulante. Ambos são importantes para a empresa, entretanto, têm conceitos diferentes e são úteis em momentos diferentes também. Vamos entender!

 

 

  • Ativo circulante

 

 

O ativo circulante é o que chamamos lá em cima de ativo que pode ser facilmente convertido em recurso financeiro. Ou seja, são as aplicações financeiras, a poupança, o dinheiro que a empresa tem em caixa, entre outros. Esse é um ativo muito importante para momentos de emergência mais pontuais, aquelas que não podem esperar para serem resolvidas. É o caso da pandemia, por exemplo, que causou uma necessidade muito urgente de se ter dinheiro em caixa para pagar funcionários e manter a empresa em pé. Quem tinha ativos circulantes, pôde respirar por mais meses, quem não tinha, passou mais aperto. 

 

 

  • Ativo não-circulante

 

 

Como podemos supor, o ativo não-circulante é aquele que exige mais tempo para colocar dinheiro em caixa, geralmente acima do prazo de 12 meses. Mas também podemos considerar ativos não-circulantes aqueles que podem ser vendidos antes, mas não oferecer recurso imediato. Basicamente, são os bens, como automóveis, imóveis, maquinários, etc. 

 

Importância dos ativos

 

Falamos durante todo o texto sobre o que são os ativos e quais são suas principais características. Agora, vamos finalizar explicando: afinal, para que eu devo ter ativos na minha empresa? Como eles podem ser úteis e me ajudar em caso de problemas? Separamos motivos abaixo!

 

  • Os ativos te permitem sobreviver às crises. Sendo assim, é essencial garantir que a empresa se mantenha funcionando mesmo quando todos os recursos parecem acabar. Um bom exemplo que foi dado é a quarentena, que quebrou muitas empresas. Quem tinha ativos suficientes, se manteve, mesmo de portas fechadas por muitos meses. Tempo essencial para se reinventar e conseguir se renovar!

 

  • Essa segurança ajuda a empresa a conseguir investir alguns dos ativos para o crescimento. Tudo, claro, é feito de maneira planejada e de forma com que haja o mínimo de perdas possível. Quem tem recursos, consegue se expandir, enfrenta mais o mercado e tem menos tendência a se manter fazendo mais do mesmo e, consequentemente, ficando para trás. Os ativos dão o gás que a empresa precisa para arriscar e tentar ir além do convencional. 

 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. E não deixe de visitar nosso blog semanalmente. Até a próxima!