A conciliação bancária nem sempre é um assunto que os empreendedores mais novatos entendem como prioridade. Isso porque ela parece bastante simples, embora possa causar uma série de problemas se for feita de maneira errada. Mas afinal, o que é a conciliação bancária? Quais são os seus principais benefícios levando em conta a saúde financeira da empresa?

No texto de hoje, separamos algumas dicas importantes sobre o assunto e que poderão te ajudar a entender melhor como fazer esse procedimento e o quanto ele pode ser importante para que o seu negócio se torne mais forte nos próximos meses. Confira abaixo!

 

abra sua empresa

 

O que é conciliação bancária?

 

A conciliação bancária é uma ferramenta que tem o objetivo de comparar as informações da sua gestão interna da empresa com os dados que estão constando no extrato bancário. Como já falamos mais acima, parece um processo bem simples e, de fato, ele não tem muitas especificidades. 

Porém, o que é muito comum acontecer entre os novos empreendedores é fazer uma conciliação bancária de maneira manual, utilizando planilhas e outras maneiras simples de comparação.

Apesar de efetiva também, essa forma de processar os dados é bem mais arriscada, pois pode-se haver erros de digitação ou mesmo esquecimento na hora de preencher as planilhas. Assim, a conciliação bancária não fica fiel ao que realmente tem acontecido nos últimos meses.

 

Por que eu devo fazer a conciliação bancária?

 

Já iremos falar abaixo dos benefícios da conciliação bancária. Mas antes, precisamos explicar o porquê você deve fazê-la de qualquer forma que for viável. Basicamente, porque esse processo vai te deixar em dia com os fiscos e isso é extremamente importante para qualquer negócio. 

Com esse processo, você vai encontrar as possíveis divergências que existem entre seu extrato de pessoa jurídica e os seus lançamentos internos, além de falhas e outros problemas que passariam despercebidas. Isso ajuda a evitar multas desnecessárias ou qualquer retrabalho que você teria se caso não fizesse a conciliação corretamente.

Mais uma vez, é importante que esse processo seja feito de maneira automática, por ferramentas mais precisas. Assim, as chances de erros são mínimas, o que também podem trazer tantos problemas quando a falta da conciliação bancária. 

Isso tudo pode acontecer principalmente porque:

 

  • Empreendedores não fazem a conciliação bancária de forma automática e recorrem às planilhas manuais.

 

  • Utilizam muitos meios de pagamento, o que torna muito mais fácil haver algum tipo de erro na hora de conferir os dados de forma manual. 

 

  • Dessa forma, o controle patrimonial fica sujeito aos erros e não será o mais preciso possível. 

 

Quais os benefícios da conciliação bancária?

 

Agora que já falamos sobre o que é a conciliação bancária e quais os riscos em não fazê-la corretamente na sua empresa, vamos explicar alguns dos seus principais benefícios para que o negócio fique mais estável e possa crescer nos próximos meses. Confira!

 

1- Poder prever o que irá acontecer

 

Imagine que sua empresa tem uma meta clara de crescimento. Essa meta leva em conta os possíveis investimentos que terão que ser feitos ao longo dos anos – ou dos meses – e precisará entender tudo que entra e sai mensalmente, sem erros e de forma bastante precisa.

Para isso, a conciliação bancária será uma ferramenta quase imprescindível, porque apenas ela pode comparar as informações e garantir que o que está sendo considerado é realmente o que acontece na realidade. Assim, sua empresa pode ter uma meta de investimentos mais clara e saber quais são os próximos passos sem medo de errar e de perder dinheiro ao longo dos meses. 

 

2- Saber quanto dinheiro a empresa realmente tem

 

Além de saber quanto dinheiro está para entrar nos próximos meses, é importante que o empreendedor saiba o que existe de capital de giro na prática. Vamos supor, por exemplo, que você precise fazer uma contratação de funcionários ou que precise demitir um funcionário por causa da crise que está acontecendo no momento.

Com a conciliação bancária fica mais fácil entender se é realmente preciso cortar gastos e também é possível gastar mais nos próximos meses com novos colaboradores. Essa ideia mais clara sobre a realidade do negócio é importantíssima, pois evita que existam dores de cabeça desnecessárias, como contratar pessoas e logo ter que dispensar por falta de recursos. 

 

3- Lidar com crises econômicas

 

A crise que vivemos agora é um bom exemplo de como uma boa gestão do negócio pode fazer diferença. Um momento em que sua empresa pode estar recebendo menos dinheiro por uma causa externa, que não poderia ser evitada. Mas, ao ter um bom controle financeiro, o empreendedor passa a saber o que pode ou não fazer nesse momento. Além disso, em como ele deve agir para conseguir manter o negócio funcionando. Assim, muitas vezes, sem precisar cortar investimentos importantes, como em marketing e em funcionários capacitados.

 

Conclusões

 

A conciliação bancária é essencial para qualquer negócio e deve ser feita da melhor maneira possível. Principalmente, quando se utiliza as ferramentas específicas e precisas que existem no mercado. Seja como for, uma boa saída é procurar contabilidades especializadas que possam usar o melhor da tecnologia para garantir que sua parte financeira fique em dia e possa te ajudar a lidar com qualquer problema que venha a surgir, como crises, por exemplo.

 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!