Calcular e aumentar o faturamento é algo extremamente necessário para um negócio e para garantir que a saúde financeira dele esteja em dia. Mas, muitos empresários não sabem exatamente como fazer o cálculo do faturamento e confundem, muitas vezes, o que faturam com o lucro e entradas financeiras gerais. 

No texto de hoje, vamos explicar o que é o faturamento de uma empresa, como é possível fazer o cálculo dele e algumas estratégias para aumentá-lo. Confira abaixo!

 

O que é e como calcular o faturamento de uma empresa?

 

O faturamento, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é o lucro da empresa e nem todos os recebimentos que ela tem, incluindo os juros de investimentos. O faturamento, de maneira bem simples de explicar, é tudo que deriva da venda dos produtos e serviços. Ou seja, o seu faturamento do mês é a soma de todas as suas vendas diretas. 

Mesmo que sua empresa possua investimentos que rendam algum dinheiro por mês, esses valores não se enquadram no faturamento. Afinal, o dinheiro derivado de investimentos não tem relação direta com suas vendas de produtos e serviços, apesar de ajudarem no caixa e a pagar dívidas, por exemplo. 

 

Por que o lucro não é o mesmo que o faturamento?

 

O lucro também difere bastante do faturamento. O motivo é simples: o lucro é aquilo que sobra após o pagamento de todas as suas despesas e os custos das suas operações. O faturamento bruto, baseado apenas no que entra de dinheiro – e não do que sai. Obviamente, temos também o faturamento líquido que, diferente do bruto, leva em conta as deduções gerais. O cálculo de ambos funciona da seguinte maneira:

 

 

  • Como calcular o faturamento bruto

 

 

A conta do faturamento bruto é a seguinte: Preço de venda do produto ou serviço multiplicado pela quantidade vendida. Vamos a um exemplo simples. Você vende kits de cosméticos por R$100,00. No fim de um mês, vendeu 300 kits. Na fórmula, fazemos 100×300 = R$ 30.000,00 de faturamento produto naquele mês. Simples e fácil, o cálculo do faturamento bruto deve ser feito praticamente todos os dias até que se some tudo ao fim de um mês. Assim, o controle é mais assertivo. 

 

 

  • Como calcular o faturamento líquido

 

 

Já a conta do faturamento líquido exige um pouco mais de análise financeira da empresa. A fórmula é bem simples: faturamento bruto menos as deduções de vendas e menos os impostos. Nesse caso, é preciso pedir ajuda ao contador para que ele possa fazer um cálculo correto, evitando que haja algum tipo de confusão por parte do empreendedor. Uma forma boa de realizar esse tipo de controle é anotando tudo que entra e sai do caixa, incluindo o que se paga de impostos aos fiscos. 

 

Para que serve o faturamento?

 

O faturamento bruto, tem uma função bem clara: a de sabermos o quanto a empresa está recebendo  com suas vendas. Assim, é possível saber se o negócio tem uma boa capacidade produtiva, se o produto está agradando o cliente, se há ou não necessidade de modificar a forma como se vende, o marketing, etc. 

Além disso, é através do faturamento que se calcula o imposto e se define o Regime Tributário que mais se adequa. Então, o faturamento é essencial para que a empresa consiga saber o que a sua situação atual e as estratégias para que seja possível aumentá-lo. Afinal, é através do faturamento que temos uma ideia da real saúde financeira da empresa e aumentá-lo sempre irá significar mais lucro e mais sucesso. 

 

Como aumentar o faturamento?

 

Muitas empresas, ao realizar um diagnóstico do faturamento, percebem que estão faturando pouco ou o insuficiente para pagar as contas. Nesse momento, é essencial procurar por formas de aumentá-lo o quanto antes para garantir que o negócio continue rentável. Separamos abaixo algumas dicas que podem te ajudar nesse sentido. 

 

1- Comece fazendo uma contabilidade completa

 

A primeira dica é uma das mais importantes que podemos dar. Antes de pensar em como faturar mais, é preciso também identificar o problema. Para isso, procure um contador e veja como ele pode te ajudar com os cálculos.

Faça um diagnóstico completo e entenda se a empresa está faturamento bem ou se está com problemas.

 

2- Invista em marketing

 

Se você percebeu que há algo errado com o seu faturamento, significa que é preciso entrar mais dinheiro em caixa. Para isso, é necessário vender mais! E uma das melhores formas de conseguir aumentar as vendas é investindo em marketing.

Contrate uma agência ou uma equipe interna e comece a aumentar a propaganda. Com toda certeza, o número de clientes irá aumentar e, consequentemente, o faturamento também. 

 

3- Reveja os seus custos

 

Se o seu faturamento líquido está muito desproporcional do seu bruto, é preciso rever os custos para sua produção. Reveja os fornecedores, busque descontos, mude a forma como você atua e tente economizar para que a diferença entre os custos e o lucro diminua um pouco. Com isso, sua empresa ganha fôlego e passa a ter ganhos mais adequados para ela. 

 

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