Saber quanto vale sua hora é um passo importante para conseguir cobrar o suficiente por seus serviços. É importante que o preço seja justo tanto para você quanto para o seu cliente.

Hoje vamos te ensinar como é possível calcular o valor de sua hora sem problemas e para que você mantenha um salário adequado. Confira abaixo!

abra sua empresa

Conta para saber quanto vale a sua hora – Cobre exatamente o que o seu serviço vale!

 

Para saber quanto vale a sua hora trabalhada, é interessante fazer uma conta básica que te ajudará a definir os seus preços de maneira justa. Porém lembramos que quando falamos de um profissional liberal, não podemos colocá-lo da mesma forma que um trabalhador que cumpre 8 horas diárias. 

Então, você precisa entender alguns pontos:

 

1- Quantos clientes você consegue atender por dia?

 

Mais do que saber quanto tempo você leva no atendimento, é preciso saber quantos clientes você consegue atender por dia. Então, vale saber: 

 

  • Quantos clientes eu atendo por dia de maneira tranquila? Sem me desesperar e sem precisar fazer o atendimento de forma ruim ou corrida. Se for um serviço, como uma arte ou um texto, quantos clientes você consegue fazer em um dia?

 

  • Após definir a quantidade de clientes por dia, divida pelo número de horas de um dia de trabalho, normalmente 8 horas. 

 

  • Nessa conta, não importa qual o seu intervalo no dia, se deixa algumas horas extras para responder e-mails ou prospectar clientes. O que importa aqui é que você saiba o número de clientes atendidos em um dia comum. 

 

Vamos supor que a resposta seja dois. Nesse caso, você vai dividir 2 clientes por 8 horas, o que dará 4 horas para cada cliente. Mesmo que não seja exatamente o tempo que você leva para fazer o serviço. Anote esse número para que possamos continuar a conta. 

 

2- Quanto você deve ganhar por mês?

 

Vamos supor que você seja um arquiteto que tenha pretensão de ganhar 10 mil reais por mês. Afinal, você estudou para isso e tem o desejo de ter um salário razoável. Se você consegue fazer 1 projeto a cada dois dias, significa que esse projeto deve custar R$1000,00, no mínimo. 

Mas além de colocar na conta o seu salário líquido, você precisa colocar o que seria de salário bruto, como:

  • Um valor mensal para direcionar à poupança, como se fosse um FGTS. 

 

  • O valor que você pagará de impostos para o governo. 

 

  • O valor que é necessário para manter seu espaço de trabalho e suas ferramentas, como aluguel, computadores, internet, etc. 

 

  • O valor que será pago à contabilidade e aos outros serviços essenciais. 

 

Tendo isso em mente, um salário de 10 mil reais, na realidade, pode até mesmo subir para 15 mil para que seja possível cumprir essas metas. É interessante que o profissional liberal pense no seu salário de maneira bruta, não apenas contando com o líquido – caso contrário, ele terá dificuldades financeiras para se manter. 

Por isso, pegue o seu salário bruto e divida pelos dias trabalhados, que podem ser 5 na semana ou 6. O valor será, então, o seu dia. Como no exemplo acima, se você consegue atender dois clientes por dia, divida o valor do dia por dois e saberá quanto cobrar de cada cliente. 

 

3- Qual o valor mínimo que posso cobrar para sentir que contribuí com meu serviço?

 

Quando estamos começando a trabalhar, tendemos a cobrar menos dos clientes, porque entendemos que nosso trabalho ainda não é aquele tão repleto de expertise e nem investimos tanto para sermos um profissional de destaque. 

Mas se você fez faculdade, faz cursos com frequência, está sempre atualizado e investe em você como profissional, esse valor tende a aumentar. 

Então, a dica aqui não é tentar aumentar o valor da hora e sim o valor do salário final. Assim, você consegue fazer uma conta que seja justa tanto para você quanto para o seu cliente. 

Afinal, o seu cliente não terá culpa e não deve pagar a mais porque você falhou ao prospectar o número necessário de clientes que conseguiria atender. Nesse caso, é importante aprender sobre marketing para que os seus clientes atuais paguem o que é justo pelo o seu trabalho e seu conhecimento! 

 

Conclusões

 

De forma geral, é bem simples sabermos quanto vale a nossa hora trabalhada. A dica é sempre pensar no salário bruto, dividir pelos dias trabalhados no mês e depois dividir pela quantidade de clientes que podem ser atendidos por dia. Assim, seu trabalho é valorizado e seus clientes pagam um valor justo pela sua hora. 

Se você ainda tem dúvidas sobre quanto gasta por mês com impostos e o quanto deve guardar como capital de giro, nós indicamos que você procure um profissional de contabilidade que possa te dar uma consultoria para esclarecer essas questões tão importantes e que ajudarão na hora de definir o valor do salário bruto mensal.

 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!