O Capital de Giro é essencial para todas as empresas e sua falta é um dos motivos que as levam a falência. Segundo dados do SEBRAE, cerca de 50% das novas empresas fecham as portas em apenas 4 anos. 

Esse número tão alarmante ainda é pouco impactante para os empreendedores, que esquecem de investir não apenas na estrutura física, mas também na saúde financeira.

No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre o que é o Capital de Giro, sua importância e como construir o seu. Confira abaixo as informações que separamos sobre o assunto!

abra sua empresa

Afinal, o que é Capital de Giro?

 

O Capital de Giro é o que chamamos na Contabilidade de AC, ou Ativo Circulante. De forma simples, quer dizer tudo aquilo que pode ser convertido em dinheiro a curto prazo, ou seja ativos que têm liquidez maior. 

Vamos entender quais podem ser eles:

 

  • Investimentos: Consideramos investimentos como ações, títulos no tesouro direto e até mesmo a conta poupança. 

 

  • Conta bancária: Tudo que está na conta bancária da empresa, corrente ou poupança.

 

  • Pagamentos de clientes: Se os seus clientes pagaram você a prazo, isso significa que sua empresa tem contas a receber, o que também é considerado capital de giro. Em caso de emergência, por exemplo, pode-se pedir o adiantamento das parcelas. 

 

Em resumo, o Capital de Giro é tudo o que pode ser convertido em dinheiro para emergência. Como o nome indica, é o capital que faz a empresa girar, mesmo quando não há entrada de dinheiro por algum motivo muito específico. 

 

Capital de Giro é a estrutura da empresa?

 

Vamos mais uma vez lembrar que o capital de giro é tudo aquilo que pode trazer dinheiro rápido para sua empresa em caso de emergência. Ou seja, nessa lista não incluem-se:

 

  • O imóvel que você comprou para a sede, mesmo que ele valha muito, vendê-lo leva tempo então não é um capital de giro. 

 

  • O mesmo vale para os equipamentos, como é o caso de fábricas. Eles também não são considerados capitais de giro.

 

  • Além disso, a frota de veículos também não deve entrar nessa lista. 

 

Esses itens que citamos acima são o que consideramos investimentos fixos. Eles mantém a empresa em funcionamento, mas não são facilmente convertidos em dinheiro, a não ser por meio da venda. Isso sem contar que esses investimentos são fundamentais para que a empresa funcione bem. 

 

Para que serve o Capital de Giro?

 

Muitos empreendedores investem bastante dinheiro nos investimentos fixos, como os equipamentos e a sede da empresa. Isso é importante mas o Capital de Giro também deve entrar nessa conta, seja por meio de uma poupança ou por ações e investimentos de alta liquidez. 

Mas qual o motivo do capital de giro existir? Separamos alguns deles abaixo!

 

 

  • Prevenir que a empresa quebre quando as vendas diminuem

 

Todo negócio pode passar por baixas e isso é muito comum. Mesmo uma empresa com muitos clientes pode ter meses em que não consegue fechar novos negócios ou tem um perda de rendimentos.

Quando isso acontecer, o Capital de Giro entra em ação para evitar que as portas se fechem ou que a empresa passe por mudanças bruscas.

Esse prevenção é o que vai definir se a empresa tem saúde financeira ou não e o que poderá até mesmo garantir um bom crédito com bancos e outras instituições.

 

 

  • Manter o negócio funcionando considerando a sazonalidade

 

Alguns negócios vendem muito mais em determinadas épocas, porém, as contas chegam durante o ano todo. Por isso, o capital de giro é fundamental para empresas que lidam com uma sazonalidade grande, como é o caso de lojas de biquínis e sorvetes por exemplo. 

 

  • Ajudar no crescimento da empresa

 

Mesmo que as vendas estejam cumprindo o papel de manter a empresa funcionando, o capital de giro pode ajudar na hora de investir em setores importantes, como o comercial, por exemplo. 

Quando mais a empresa cresce, mais capital de giro ela tem para continuar movendo a engrenagem e se expandir. É um ciclo que tende a aumentar ano após ano, dependendo da boa administração dos sócios. 

 

Conclusões

 

O Capital de Giro é fundamental para qualquer negócio que quer se manter no mercado de maneira saudável. É claro que nem sempre temos muito dinheiro para investir e poupar, mas é preciso se preocupar com isso antes de abrir as portar.  É importante conseguir garantir o mínimo para alguns meses de funcionamento sem depender exclusivamente das vendas.

 

Quer saber mais sobre o setor financeiro e como sua empresa pode crescer cuidando bem dele? Entre em contato conosco e agende uma reunião presencial! 

 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares.