Separar as finanças da empresa das finanças pessoais é algo extremamente importante para qualquer empreendedor, justamente porque impede uma série de confusões e até mesmo um problema bem maior, como multas e erros com a Receita Federal.

Mas você sabe como fazer essa separação da melhor maneira possível? No texto de hoje, separamos algumas dicas de como fazer isso de forma simples e bastante prática. Comece hoje mesmo a ter mais controle sobre as finanças da sua empresa. Confira abaixo!

 

abra sua empresa

 

Dicas para separar as finanças da empresa das pessoais

Separamos abaixo algumas dicas bem legais para quem ainda tem o costume de misturar as contas da empresa com as contas pessoais – algo que acontece mesmo com empreendedores de empresas grandes ou médias. Veja quais são!

 

1-  Tenha uma conta PJ

 

Se você é um empreendedor recente ou mesmo trabalha apenas por conta própria como PJ, é comum deixar para receber todos seus pagamentos na conta pessoa física, sem que haja uma separação para o que é da sua empresa. 

Mesmo quem trabalha apenas para um cliente ou não tem sede de empresa fixa, é fundamental ter essa separação. O primeiro passo é abrir uma conta pessoa jurídica no banco, algo simples e que pode até mesmo ser gratuito. Algumas dicas:

  • Procure bancos digitais, pois eles são mais baratos e alguns deles não cobram nem ao menos a taxa mensal para a manutenção da conta. Além disso, é muito comum que esses bancos ofereçam também boletos para que você possa cobrar seus clientes e receber diretamente na sua conta PJ, sem misturar com a conta PF.

 

  • Caso você não queira optar pelos bancos digitais, converse com o gerente da sua conta tradicional e veja quais são as opções para a conta PJ. Mas sempre procure uma conta que te ofereça o máximo de recursos possíveis, pois eles vão ajudar na hora de realizar as cobranças.

 

  • Comece informando seus clientes que você pagará via boleto bancário e, além disso, não peça mais transferências direta para a conta da sua pessoa física. Isso é essencial para que a separação aconteça.

 

2- Faça transferências para sua conta pessoa física 

 

Quando declaramos imposto de renda, declaramos aquilo que gastamos como pessoa física. Vamos supor que todos os seus pagamentos sejam direcionados para essa conta tradicional: você irá pagar imposto de renda sobre o total de rendimentos. 

Então, a dica é fazer transferências para a sua conta PF para os gastos pessoais, como aluguel, escola, viagens, etc. Todos os seus gastos pessoais precisam ser feitos por meio da sua conta pessoal, afinal, a sua empresa não pode pagar por eles, em teoria – mesmo que sua empresa seja apenas você. 

Essas transferências vão te ajudar também a ter uma noção do que você gasta pela empresa. Ou seja, impostos, aluguel do espaço, pagamento de funcionários – se for o caso – pagamentos de compras para a empresa, etc. Além disso, se você usa um cartão de crédito corporativo para pagar almoços, por exemplo, é importante que ele seja veiculado a sua conta PJ para que você possa saber o quanto a empresa gasta com isso.

 

3- Não use as reservas da empresa para gastos pessoais

 

Em alguns momentos será inevitável, mas deve-se tentar ao máximo não usar as reservas da empresa para pagar contas pessoais. Os motivos são:

 

  • Você vai pagar imposto de renda para essas transferências. 

 

  • O capital de giro da sua empresa deve ser patrimônio para que o negócio continue funcionando. Usá-lo é arriscar a falência em um momento de crise. 

 

  • Ao usar os recursos da empresa, você mistura as contas e faz exatamente o oposto do que recomendamos, que é separar as finanças para melhor controle sobre elas.

 

Por que eu devo separar as finanças da empresa? Quais os riscos de não fazer isso? 

 

Muitos novos empreendedores se perguntam: mas por que eu devo separar as finanças da minha empresa? Qual o motivo para não misturar tudo, se sou o único sócio e não tenho que prestar contas a ninguém? Separamos as razões:

 

1- Organização

 

Se você quer uma empresa que seja organizada financeiramente, é essencial que haja uma separação das suas finanças. Isso vai evitar problemas e ajudar a prever crescimento, melhorar os investimentos e até guardar para emergências. Além disso, lembre-se que sua empresa precisa ser prioridade quando falamos de finanças e você deve receber uma espécie de salário por trabalhar nela – e não retirar todo o lucro, colocando em risco seu próprio funcionamento. 

 

2- Multas e problemas na Receita Federal

 

A Receita Federal não vê com bons olhos as empresas que misturam as finanças, mesmo que você seja um empresário solitário, que não tem nenhum funcionário. Até mesmo o MEI deve fazer essa separação e declarar IR de maneira separada das declarações da empresa. 

Embora poucas pessoas saibam disso, você é obrigado a separar as finanças da empresa das pessoais, caso contrário irá se deparar com multas, problemas na justiça e, eventualmente, até mesmo com pagamento exorbitante de imposto de renda sem necessidade. E, claro, ninguém quer pagar nada a mais do que o obrigatório, certo?

 

Conclusões

 

Separar as finanças da empresa das pessoais é algo muito importante e que todo o empresário deve fazer, seja ele pequeno, médio ou grande – até mesmo o MEI. Se você tem dúvidas em relação a como fazer isso, fale com um contador especializado sobre o assunto.

 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares! Até a próxima!