O PIX tem dado o que falar nos últimos dias. No rádio, na televisão e em todos os canais online, temos notícias de como ele será e qual o seu intuito – será que ele veio para facilitar a vida das pessoas? Será que as tarifas vão diminuir? E os empresários, será que vão ter mais benefícios do que as pessoas físicas?

São muitas questões que giram em torno da novidade e todas elas já podem ser respondidas, afinal, o PIX já está quase consolidado no país e vai ser oficialmente integrado à nossa vida em novembro. No texto de hoje, trouxemos todas as informações que temos até o momento sobre o PIX e tentamos sanar boa parte das dúvidas que as pessoas possuem. Veja abaixo!

 

O que é o PIX?

 

O PIX é um sistema de pagamento instantâneo do Banco Central. Por ser um sistema integrativo, ele não é algo exclusivo de uma instituição bancária ou mesmo de um tipo de aplicativo e sim será disponibilizado para todos eles, inclusive para carteiras digitais ou como é o caso do Nubank e bancos 100% digitais. 

Então, para entendermos o PIX, primeiro temos que tirar da nossa mente a ideia de um aplicativo. Ele não é um aplicativo específico, mas sim um sistema que se integra aos aplicativos de bancos e aos bancos tradicionais também. 

Sabe a famosa transferência bancária que você faz no seu banco? Ela poderá ser feita através do PIX, de maneira gratuita entre pessoas físicas e, além disso, de forma muito mais barata entre empresas. Tudo isso 24 horas por dia – diferente do que acontecia até o momento, onde as transferências bancárias tinham que ser feitas geralmente até às 17 horas. 

Até o momento, os serviços que foram confirmados são:

 

  • Transferências instantâneas entre contas de pessoas e empresas
  • Pagamento de contas, faturas e boletos
  • Recolhimento de impostos e taxas de serviços
  • Pagamento de compras online e em estabelecimentos físicos
  • Saques na rede varejista 

 

Por que o PIX foi criado?

 

O PIX é um sistema que vem sendo prometido já há algum tempo pelo banco central. Seu maior intuito é oferecer sistemas de pagamentos mais rápidos, fáceis e muito menos burocráticos. Sabe a famosa espera para que uma transferência “caia na sua conta”? Isso vai deixar de existir no PIX. 

Além de trazer mais agilidade, ele também vai gerar a necessidade de readequação dos bancos, que vão precisar, necessariamente, começar a oferecer serviços melhores e mais baratos para competir com a alternativa do PIX. 

Além disso, outro ponto é a digitalização do sistema bancário brasileiro. Ela vem crescendo cada vez mais e as pessoas tendem a desejar operações que sejam mais rápidas e simples. Logo, sistemas como o PIX tendem a serem bem aceitos pela sociedade. 

 

Quais as vantagens do PIX?

 

Ainda não se sabe exatamente o que mais o PIX irá oferecer além do que foi citado lá em cima. Mas, já podemos entendê-lo como um sistema muito vantajoso para pessoas e também para a empresa. Algumas das vantagens que podemos citar são:

 

  • Rapidez nas transações. O dinheiro de uma transferência estará disponível em segundos, diferente do que acontece atualmente, onde o cliente pode esperar até dois dias para conseguir ter acesso ao dinheiro. 

 

  • Redução de custos. As transferências serão gratuitas entre pessoas físicas e terão um custo mais baixo para as empresas. 

 

  • Facilidade de pagamentos. O PIX vai permitir pagamentos na mesma hora, substituindo alguns meios, como o cartão de débito, por exemplo. Ele terá opção de QRcode ou aproximação, que é bastante simples e rápida. 

 

  • Deixar o mercado mais competitivo, já que o PIX estará disponível para todos e forçará que os bancos se adequem e cobrem menos para as transações. Em suma, a ideia é reduzir ou eliminar totalmente o custo de transações financeiras instantâneas. 

 

Como irá funcionar o PIX?

 

O sistema será bem simples e hoje já é possível começar o cadastro da chave de acesso. Primeiramente, você só precisa entrar no aplicativo do seu banco ou mesmo da sua carteira digital e cadastrar a chave, que pode ser o seu CPF, o seu número de telefone e até o seu e-mail. Simples, rápido e muito efetivo. 

Depois de cadastrado, quando o pix começar a valer, basta passar sua chave de acesso para a pessoa que deseja te enviar dinheiro e ela irá fazer a transferência apenas com esse dado. Sendo assim, não será mais necessário utilizar dados da sua conta-corrente, como era obrigatório até então. 

Cada pessoa pode ter até 5 chaves de acesso, ou seja, pode também utilizar o PIX em diferentes bancos, como ela achar melhor. 

Além disso, o sistema também funcionará via QRcode e por meio de tecnologias de aproximação – especialmente para fazer compras. Tudo pelo celular de maneira rápida e sem a necessidade do uso do cartão de débito, por exemplo. 

 

Quando começará a valer o PIX?

 

Se você está curioso para começar a usar o PIX, saiba que já é possível fazer o seu cadastro, entretanto, ele ainda não será liberado em outubro. A previsão é que o sistema fique totalmente disponível no dia 16 de novembro de 2020 e tenha algumas liberações-teste no dia 3 de novembro de 2020 – porém, apenas para alguns usuários escolhidos. 

Então, basta esperar e ver se o sistema é realmente uma boa ideia e se ele vai trazer tudo que prometeu.

 

Gostou das informações de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!