A contabilidade para profissionais liberais ainda é considerada um tabu para muitas pessoas. Afinal, será que vale a pena investir em um contador para que ele ajude em diversos setores da empresa, não apenas na hora de assinar documentos obrigatórios e essenciais para os fiscos? 

No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre como a contabilidade pode ajudar profissionais liberais que estão trabalhando sem o vínculo empregatício da CLT. Confira abaixo as informações que separamos sobre o assunto!

abra sua empresa

Quais são as vantagens da Contabilidade para Profissionais Liberais?

 

Contratar uma contabilidade especialista em profissionais liberais é uma boa solução para que haja mais organização e mais segurança em relação ao que está sendo pago aos fiscos. Porém, além disso, há outras vantagens que merecem ser citadas, como:

 

1- Ter acesso às soluções que te ajudam em vários sentidos

 

Uma contabilidade para profissionais liberais não é mais focada apenas em emitir declarações e assinar documentos obrigatórios. Hoje em dia, elas são especialistas em inúmeras outras funções, como trazer o BPO financeiro e a terceirização do seu setor financeiro, algo que pode ajudar muito a organizar a entrada e saída de dinheiro e diminuir riscos. 

Com mais tempo livre, o profissional tem liberdade para aumentar seus rendimentos. Entre os serviços mais comuns, temos:

 

 

  • Emissão de notas e boletos:

 

 

A Emissão de Notas e Boletos pode ser complicada para profissionais liberais que têm pouco tempo livre, como é o caso dos médicos, por exemplo. Além disso, os boletos às vezes podem ser limitados e o contador consegue encontrar saídas para aumentá-los sem gerar custos extras ao profissional. 

 

 

  • Controle financeiro:

 

 

Como explicamos mais acima, algumas contabilidades oferecerem o BPO Financeiro ou a terceirização do setor financeiro de uma empresa e, claro, também de um profissional liberal, desde que ele queira fazer isso. Porém, caso não haja essa necessidade, o profissional geralmente consegue mais tempo para realizar esse processo quando tem um contador cuidando de todo o resto. 

 

 

  • Conciliação bancária:

 

 

É comum encontrarmos profissionais liberais que acabam causando problemas bancários, mesmo aqueles que ganham muito dinheiro, como médicos e advogados. A conciliação bancária é importante para muitos setores da vida, especialmente para que o profissional volte a ter crédito e possa comprar um bem, seja ele um imóvel ou mesmo um veículo. Tudo isso sem depender do crédito de terceiros, como familiares. 

Na conciliação bancária, o contador encontra uma saída mais equilibrada para as dívidas. Trazendo diminuição de juros, por exemplo. 

 

 

  • Fluxo de caixa e relatórios contábeis

 

 

Outra solução que pode ajudar muito os profissionais liberais é o controle de fluxo de caixa e os relatórios contábeis. Eles podem ser bastante úteis para organização das finanças e para melhor planejamento.

 

 

  • Folha de pagamento de pró-labore

 

 

Por fim, é possível também trabalhar com os recursos de folha de pagamento de pró-labore. Algo essencial na vida de qualquer empresa e até mesmo de quem opta por se manter como profissional liberal. 

 

2- Abrir uma empresa ao invés de continuar como profissional liberal

 

Poucos profissionais liberais sabem, mas é bastante possível abrir uma empresa e continuar trabalhando de maneira solitária. Para isso, é preciso procurar uma contabilidade para profissionais e fazer a migração de maneira correta, sempre seguindo a lei. 

Mas por que fazer isso? Simples, o empresário paga bem menos impostos que um profissional liberal. Para termos uma ideia, ao migrar para empresa, você pode economizar até 20% de impostos, o que vai te ajudar a ter um orçamento muito mais saudável e controlado. 

Além disso, como empresa é possível evoluir e até mesmo contratar pessoas para te ajudarem, o que é mais complicado trabalhando como profissional liberal. 

 

3- Não ter problemas com os fiscos

 

Não é incomum encontrarmos profissionais liberais que estão com problemas com os fiscos, especialmente a Receita Federal. Isso porque muitos deixam de pagar os impostos devidamente ou até mesmo de declarar o IR de maneira correta. Isso acontece geralmente porque há uma união entre a conta pessoa física e a conta pessoa jurídica – ou do que entra e sai de uma única conta, sem controle financeiro. 

Para evitar esse tipo de problema, é importante procurar um contador o quanto antes, de preferência antes do fechamento do primeiro ano em que será necessário declarar o imposto de renda. Assim, ele poderá reunir todos os comprovantes necessários e realizar as declarações anuais obrigatórias, além de outros documentos que são exigidos, mesmo que você não tenha CNPJ.

 

Conclusões

 

Procurar uma contabilidade para profissionais liberais é extremamente importante para que suas contas fiquem no azul e suas obrigações em dia. Lembre-se que uma multa com os fiscos gera juros e aumenta a cada dia, evite problemas e mantenha-se atualizado.

Além disso, vale a pena relembrar que ter um CNPJ costuma ser muito melhor do que continuar atuando como profissional liberal. Especialmente porque o que se pagará de impostos será diferenciado para o caso de uma empresa. 

De qualquer forma, a melhor solução é procurar um contador experiente e conversar com ele sobre sua situação atual. Seja médico, advogado, advogado.. você precisa ter uma contabilidade em dia! 

 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. E não deixe de visitar nosso blog semanalmente para mais textos como esse. Até a próxima!