O controle de Contas a Pagar e Receber é uma das artérias mais importantes de qualquer empresas, seja ela pequena, média ou grande. Quando falamos sobre esse assunto, temos que abordar tópicos, como o Controle Financeiro, quais são os setores responsáveis por esse fluxo de caixa e quais as possíveis ferramentas que são capazes de otimizar esses processos. 

No texto de hoje, vamos explicar um pouco como você pode fazer o controle de Contas a Pagar e Receber, e qual a melhor maneira de fazer isso de forma otimizada. Confira abaixo as informações que separamos!

abra sua empresa

O que são Contas a Pagar e Receber? Qual setor cuida dessa parte?

As contas a pagar e receber, como o próprio nome sugere, têm relação exclusiva com tudo aquilo que a empresa ainda precisa pagar e aquilo que ela ainda tem a receber. Ou seja:

 

  • As contas a Pagar são as dívidas, boletos, salários de funcionários, fornecedores, impostos obrigatórios e todo outro tipo de pagamento que está previsto naquele próximo mês. 

 

  • Já as contas a Receber, além de serem os possíveis pagamentos que a empresa ainda receberá, também se enquadram os ativos, investimentos, títulos de créditos, etc. Sendo assim, toda e qualquer empresa que não recebe os seus pagamentos à vista e utilizam de parcelamento, deve manter um setor de contas a receber muito bem organizado para evitar problemas futuros. 

 

Vamos entender agora qual é o setor responsável pelas Contas a Pagar e Receber. Basicamente, em empresas menores, eventualmente o próprio gestor acaba realizando essa tarefa, enquanto em empresas médias e grandes, há um setor financeiro que cuida dessa parte de maneira mais organizada e com funções bem definidas. 

Em uma empresa mais organizada e de porte grande, é comum haver uma pessoa contratada para atuar no Contas a Pagar e outra contratada para atuar no Contas a Receber. 

Além disso, há empresas que optam por terceirizar esse serviço, seja com um contador especializado, ou mesmo contratando um serviço de BPO Financeiro, como vamos explicar mais abaixo. 

O importante é que esse setor, seja ele denominado assim ou não, é fundamental para a saúde da empresa. Afinal, quando temos um negócio que deixa a desejar nesse sentido, o risco de haver dívidas no futuro é enorme. 

 

Controle Financeiro e o setor de Contas a Pagar e Receber

 

Quando falamos em Contas a Pagar e Receber, estamos basicamente falando sobre o setor financeiro de uma empresa. É claro que podem haver profissionais contratados exclusivamente para tratar desses setores em específico, mas geralmente é o setor financeiro como um todo que toma conta dessa parte tão importante de uma empresa.

E o que é o setor financeiro?

 

  • O setor financeiro é o responsável por manter a empresa fechando as suas contas no azul, além de administrar todos os recursos daquele negócio. 

 

  • O controle financeiro pode estar dentro da empresa, ou seja, ser interno com funcionários contratados, ou ser externo, terceirizado. 

 

  • Quando há a terceirização do setor financeiro, geralmente isso acontece por meio de uma empresa de BPO Financeiro. Esse serviço engloba todo o processo financeiro de uma empresa, além de estratégias de crescimento, folha de pagamento, etc. A sigla BPO significa Business Process Outsourcing ou, em português, terceirização dos processos de negócios. 

 

Como organizar o setor de contas a pagar e receber?

 

Existem duas saídas para o empreendedor que está tendo problemas nos setores de Contas a Pagar e Receber. Como explicamos anteriormente, é possível investir em uma equipe mais qualificada e investir em si mesmo. Além de em maiores conhecimentos na área ou investir na terceirização desses processos por meio do BPO Financeiro. 

Vamos falar um pouquinho de como fazer cada um dos passos acima:

 

  • Investir em uma equipe mais sólida:

 

Obviamente, é impossível fazer tudo sozinho em uma empresa, principalmente quando falamos de um setor tão movimentado como o financeiro. Sendo o coração do negócio, é essencial que haja maior cuidado com os que lidam com os números da empresa. 

Por isso, se você pensa em ter um setor sólido nesse sentido, é fundamental investir em bons profissionais. Preferencialmente que tenham capacitação, conheçam muito sobre finanças e saibam como agir em situações de risco. 

Além disso, é interessante que funcionários possuam noções de estratégia, pois assim auxiliam no crescimento empresarial e busca de oportunidades.

 

  • Investir em BPO Financeiro 

 

Outra saída para empresas que não querem investir em um setor interno, é contratar serviços de BPO Financeiro terceirizados. A grande vantagem é poder contar com profissionais extremamente qualificados, sem que seja necessário passar pelo processo de contratação. 

Essa saída é vantajosa, pois oferece um menor tempo para organizar seu setor e os resultados são muito mais rápidos.

 

  • Investir em mais conhecimento na área:

 

Mesmo que você não possa cuidar de um setor financeiro completamente sozinho, é interessante aprender um pouco mais sobre a área para conseguir cobrar – não só dos seus funcionários, mas também de qualquer empresa que você venha contratar para realizar esse serviço. 

Vale a pena fazer cursos na área de finanças, além de manter uma rotina regrada de tudo que entra e sai da sua empresa, especialmente se você ainda está no começo e não pode investir muito. 

 

Lembre-se sempre que o setor financeiro e o de Contas a Pagar e Contas a Receber são extremamente importantes para um negócio. Por isso, não descuide deles e a qualquer sinal de instabilidade, procure ajuda de um profissional qualificado na área. 

 

Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco para maiores informações! Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos!