O Fluxo de Caixa é essencial para qualquer negócio, seja ele pequeno, médio ou de grande porte. Essa é uma daquelas ferramentas em que o empreendedor precisa dominar ou que deve ter alguma contabilidade dominando. Dessa forma, evita-se problemas futuros e quaisquer surpresas que poderiam desestabilizar a empresa de uma maneira geral. 

Para te ajudar a entender mais como organizar o fluxo de caixa de maneira eficiente, separamos no texto de hoje algumas dicas que podem te ajudar bastante nesse sentido. Confira abaixo!

 

abra sua empresa

 

Afinal, o que é fluxo de caixa de uma empresa? 

 

O Fluxo de Caixa nada mais é do que tudo que entra e sai do caixa da sua empresa, ou seja, os recebimentos e os pagamentos que são feitos durante o dia-a-dia. De forma bastante generalista, podemos resumir o fluxo de caixa como a movimentação financeira da sua empresa.

Mas é claro que muitos empreendedores podem enxergar essa ferramenta de maneira simplista, anotando apenas o que entra e o que sai para fins de comprovação de renda, por exemplo. Porém, é interessante saber que o fluxo de caixa inteligente, como estratégia de crescimento e amadurecimento da empresa, é uma das formas mais incríveis de conseguir alcançar voos mais altos e não ser surpreendido com problemas financeiros. 

 

Dicas para organizar o seu fluxo de caixa de maneira eficiente!

 

Separamos abaixo algumas dicas interessantes para que sua empresa possa organizar o seu fluxo de caixa de maneira mais eficiente e para que ele ajude a trazer resultados mais positivos em relação às estratégias tomadas. Veja!

 

1- Registre todas as receitas, por menores que sejam

 

É essencial registrar todas as receitas, mesmo aquelas que são pequenas e que parecem não fazer diferença alguma no seu fluxo de caixa. As receitas detalhadas ajudam na elaboração de relatórios mais precisos e que trazem mais fidelidade ao que realmente foi feito durante o mês.

Para saber, por exemplo, que uma promoção deu certo e que trouxe mais lucro do que gasto, é importante que haja um relatório muito detalhado e que faça sentido. Um exemplo simples pode nos ajudar a entender:

 

  • Vamos supor que você fez uma promoção e reduziu o valor do seu produto em 50%. Essa promoção fez com que você vendesse cerca de 1000 mil reais em poucos meses, aumentando a receita. 

 

  • Porém, com o fluxo de caixa organizado, pode-se constatar que houve um gasto de 98 mil para realizar a promoção. Além de, é claro, os custos causados pela redução do valor do produto. No final das contas, você teve um esforço muito grande para um recebimento muito baixo e quase perto dos rendimentos.

 

Agora, imagine que seus custos passassem dos 100 mil e você percebesse que, mesmo vendendo muito mais, não houve lucro? Isso pode acontecer e é muito comum de se repetir em empresas que não têm o fluxo de caixa otimizado. Elas deixam passar essa informação, afinal, há pouco registro de entrada e saída ou um registro que ignora os detalhes. 

Veja, então, essas anotações, mesmo que pareçam pequenas, fazem toda a diferença ao planejar ações e aprender com os erros. Imagine uma empresa que se mantém realizando ações que trazem mais prejuízos do que lucros? Ela simplesmente não cresce – e seus gestores nunca entendem porque vendem tanto e ainda passam por problemas financeiros. Talvez o problema esteja no balanço final que não tem sido levado em consideração! 

 

2- Utilize programas de gestão financeira

 

Usar planilhas para otimizar o fluxo de caixa é bom e sempre será uma forma excelente de conseguir resultados. Porém, há um problema: as planilhas são trabalhosas, difíceis de fazer e tomam muito tempo dos seus funcionários. 

Por isso, os programas de gestão têm sido mais indicados e há vários no mercado que são excelentes e podem ajudar muito a melhorar a produtividade. Além disso, esses programas são bastante completos e oferecem mais do que apenas planilhas. Os programas trazem relatórios completos, previsões de fluxo de caixa, emissão de boletos, entre outras funcionalidades essenciais para a organização financeira da empresa. 

Por todos esses motivos, vale muito a pena investir em algo do tipo, permitindo que os funcionários se concentrem em trabalhos mais voltados para o bem-estar do cliente e para atrair novos leads, por exemplo. Esse é um investimento que sempre tem retorno!

 

3- Peça ajuda para um contador

 

Por fim, nossa última dica para que você possa organizar o seu fluxo de caixa da melhor maneira possível. Sendo assim, é indicado contratar um contador que trabalhe com BPO financeiro e com outros serviços relacionados. Esse profissional irá te ajudar a encontrar as melhores soluções e a implementar os sistemas de gestão que mais farão sentido para o seu negócio.

Porém,  uma dica importante: o seu contador deve ser experiente no tipo de negócio que você tem. Por exemplo: pequenos e médios empresários costumam ter mais êxito com contadores que trabalhem mais com esse porte de empresa do que aqueles acostumados com grandes indústrias. Vale a pena pesquisar. 

 

Conclusões

 

Organizar o fluxo de caixa é essencial para qualquer empresa e isso precisa ser feito o quanto antes – evitando assim problemas financeiros que podem ser até mesmo irreversíveis. Por isso, em caso de dúvidas, procure ajuda de um profissional e peça para que ele te auxilie nesse processo tão importante. 

 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!