A DRE é um relatório contábil extremamente importante para uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Porém, alguns empreendedores não conhecem ou sabem da necessidade dele e acabam deixando de produzi-lo ou mesmo fazendo a sua confecção de maneira muito superficial e sem pensar bem na sua utilidade. 

No texto de hoje, para ajudar quem ainda não entende bem do assunto, vamos falar sobre o que é o DRE, para que ele serve e como fazer o relatório da melhor forma possível. Veja abaixo informações que separamos sobre o assunto!

 

abra sua empresa

 

O que é a DRE?

 

A DRE é a sigla para Demonstração do Resultado do Exercício, ou seja, significa que se trata de um relatório onde é possível identificar os resultados de uma empresa – por exemplo, os lucros ou prejuízos que ela teve em um determinado período, como durante um ano ou mesmo durante apenas aquele mês.

A DRE é obrigatório para a maioria das empresas, com exceção do MEI, e é confeccionada em conjunto com o balanço patrimonial, geralmente pelo contador – Entretanto, em alguns casos, o contador apenas assina o documento e um responsável pela empresa faz a confecção. Tudo irá depender do pacote que a empresa tem com a contabilidade.

 

Quando a DRE deve ser feito?

 

A lei é bastante clara em relação aos prazos da DRE. O relatório deve ser entregue todos os anos, sem exceção ou mesmo que não haja movimentação da empresa, logo após o fim do ano-calendário, geralmente em dezembro.

Se você tem uma empresa que não se enquadra no MEI e nunca fez um DRE antes, saiba que há essa pendência e ela será cobrada pelos fiscos no futuro, até mesmo por meio de multas. Entretanto, no geral, quem tem um contador ativo não deixa passar esse documento importante – consulte o seu contador para mais esclarecimentos. 

Apesar de ser anual, a empresa pode fazer a DRE mensalmente, com o intuito de gerenciar melhor os demonstrativos e não cometer erros na hora de entregá-lo aos fiscos. 

 

Para que serve a DRE?

 

Além de ser obrigatória, claro, a DRE também pode ser útil para sua empresa de maneira mais ampla e que vai muito além de cumprir as exigências dos fiscos em relação à sua contabilidade. Separamos abaixo alguns dos principais motivos para fazer uma DRE de qualidade:

 

1- Controlar melhor a situação da sua empresa

 

A DRE tem uma função muito clara e objetiva de fazer um paralelo entre as receitas e despesas da empresa com o resultado líquido. Isso fará com que você saiba exatamente qual é a situação atual do seu negócio: se ele fechou no vermelho ou no azul, não apenas considerando o que tem em caixa no momento mas tudo que entrou e saiu ao longo do ano. 

Saber sobre os resultados em um relatório traz uma visão mais clara sobre o negócio. Além disso, permite um melhor controle da situação financeira como um todo. 

 

2- Tomar decisões 

 

Primeiramente, além de ter consciência de como anda a situação financeira e também operacional da sua empresa, a DRE pode ajudar – e muito – na hora de tomada de decisões, como:

 

  • Será que devo investir em melhorias na empresa?
  • Será que os investimentos que eu fiz ano passado surtiram efeito prático na rentabilidade do meu negócio? Ou será que apenas criaram mais prejuízos?
  • Será que o meu negócio tem condições de aumentar a equipe? Ou será que eu preciso enxugar gastos o quanto antes?

 

As tomadas de decisões, quando baseadas em um documento como a DRE são muito mais assertivas e possuem efeito prático. Assim, você não se guia no escuro e sim pensando de maneira inteligente e pautada em números reais. 

 

3- Ter crédito no mercado

 

Quando pensamos em um demonstrativo financeiro completo como a DRE, temos logo que imaginar o quanto ele pode ajudar na hora de buscar crédito com os bancos.  Em muitos casos, os bancos e financeiras baseiam suas decisões de emprestar ou não dinheiro olhando a DRE. Mesmo assim, também é analisado se o fluxo da empresa está adequado para quitar possíveis dívidas no futuro. 

Além dos bancos, a DRE é muito útil no que diz respeito aos investidores, que vão analisar se a empresa tem ou não o perfil ideal para que eles possam investir dinheiro nela. Por isso, não abra mão de ter o documento sempre atualizado, de preferência mensalmente, o que dará muito mais acesso ao crédito e ao investimento de terceiros. 

 

Como fazer a DRE?

 

A melhor dica que podemos dar em relação à DRE é procurar um contador especializado. Principalmente um que ofereça essa documentação no seu pacote. Mesmo que você tenha um demonstrativo interno, apenas o contador poderá assinar a documentação para enviar aos fiscos. Nela, constará:

 

1 – A receita bruta das vendas e serviços prestados.

2 – A receita líquida das vendas e serviços.

3 – As despesas com as vendas, as despesas financeiras.

4 – O lucro ou prejuízo.

5 – O resultado do exercício antes do Imposto de Renda e a provisão para esse imposto;

6 – O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

 

Sendo assim, além desses valores, também há informações sobre funcionários, investimentos, debêntures e benefícios gerais. Quanto mais completo for o demonstrativo, melhor para sua empresa, que terá menos retrabalho. 

 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. E visite nosso blog para mais informações como essas. Até a próxima!