Se você é um empresário ou trabalha na área corporativa, é possível que já tenha ouvido falar da sigla EBITDA, que pode ser pronunciada como ebítda ou mesmo ebidá. Seja qual for a forma de dizer, a sigla para Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization – na tradução, Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização – é extremamente importante para um negócio e tem uma serventia bem específica. 

No texto de hoje, vamos explicar sobre o que é EBITDA e como ele pode ser utilizado pelos empresários para analisar a saúde de suas empresas. Veja abaixo e entenda um pouco mais sobre o assunto! 

 

O que é EBITDA?

 

Já falamos na introdução deste texto sobre o significado sigla EBITDA, que tem na tradução a ideia de Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. E essa tradução resume bem do que estamos falando. De modo geral, trata-se de um indicador financeiro, que tem como objetivo avaliar as empresas de capital aberto para que seja possível determinar se elas valem ou não a pena o investimento na bolsa de valores – claro, essa é uma explicação bastante simples sobre o assunto mas, basicamente, esse é o objetivo do indicador, no geral. 

Investidores, por serem os mais interessados nos indicadores, são os que mais se familiarizam com a sigla, porém, um empresário também deve entender bem sobre o assunto, especialmente se ele tem interesse em atrair esses mesmos investidores – ou até se ele deseja saber qual o desempenho da sua empresa. Vamos, então, entender o que é EBITDA:

 

  • De forma simples, como já explicamos, trata-se de indicadores financeiros. A sigla traduzida, Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, explica bem a ideia, que é definir o quanto a empresa faturou de maneira bruta, antes de pagar seus impostos, seus juros e antes da depreciação e da amortização. 

 

  • Ou seja, estamos falando aqui do caixa operacional da empresa, o que ela fatura antes de precisar pagar suas dívidas. 

 

Resumindo, os indicadores EBITDA não consideram os gastos da empresa, nem mesmo com impostos. Eles têm a intenção de observar o caixa operacional, apenas. 

 

Então, o EBITDA é o lucro líquido da empresa?

 

Não! É justamente o contrário. Quando calculamos o lucro líquido de uma empresa, analisamos o que sobra após os Juros, os impostos, a depreciação e a Amortização. Logo, é totalmente o oposto que os indicadores financeiros EBITDA propõe. E por que eles são escolhidos?

Simples, porque eles analisam a empresa do aspecto da geração de caixa, o que pode gerar as seguintes conclusões:

 

  • A empresa é promissora e possui alta possibilidade de crescimento devido ao caixa. O EBITDA olha o faturamento antes das operações contábeis, facilitando uma análise baseada no que realmente entra no caixa. Assim, o investidor consegue ter uma ideia bem mais clara do que acontece. 

 

  • A empresa possui investimentos que estão “salvando” o caixa, porém, não fatura o suficiente e pode quebrar em pouco tempo. Quando analisado apenas o lucro líquido, esses investimentos podem mascarar um problema. 

 

Por esses dois motivos, o EBITDA é a forma mais segura de se analisar a saúde de uma empresa, já que ele não está poluído nem com os investimentos que mascaram a falta de caixa e nem está poluído com os impostos que “comem” o lucro líquido, dificultando uma análise real do potencial de um negócio. Assim, o cenário fica muito mais claro e faz mais sentido para quem está pensando em investir naquela empresa – e até mesmo para o próprio empresário, que passa a ter uma ideia do que precisa ser feito para melhorar e do quanto ele ainda pode crescer. 

 

Para que serve o EBITDA?

 

Tudo que dissemos até aqui praticamente responde essa pergunta. O EBITDA é um indicador financeiro que tem como principal objetivo avaliar uma empresa de maneira mais clara e precisa. Ele irá verificar o desempenho de um negócio durante um período específico, sem que essa verificação fique deturpada.

E isso tem um motivo claro: saber se a empresa tem potencial e se o investimento compensa. Esse tipo de indicador é utilizado pelos investidores e possui  mais clareza. Afinal, é possível saber a geração de valor de um negócio.

É feita, então, uma comparação entre empresas do mesmo setor e, assim, decidem investir ou não. Além disso, o indicador também analisa se houve um crescimento de um período para o outro, qual o potencial de crescimento para o próximo período e todos os outros detalhes que compõe uma análise criteriosa como esa. 

 

Conclusões

 

Se você é empresário e deseja saber como anda o seu EBITDA, é  interessante fazer esse cálculo para saber se sua empresa está no caminho certo. Mesmo que ela não tenha capital aberto por hora. 

Para isso, o ideal é procurar um contador especializado no assunto, já que o processo de cálculo é complicado. Após uma análise, o seu contador irá te informar a análise EBITDA. Assim, você poderá tomar providências para que ela tenha uma melhora ou se mantenha positiva. 

 

Gostou das dicas de hoje? Não deixe de visitar nosso blog semanalmente para mais informações e de compartilhar o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!