Uma decisão favorável aos novos empresários foi anunciada esta semana pelo Governador João Dória, do PSDB. Segundo o governo estadual, as novas empresas que serão abertas nos próximos 60 dias não precisarão pagar as taxas estaduais neste período.

Além disso, a medida tem como principal objetivo estimular a economia após a pandemia do novo coronavírus.

Abaixo, vamos entender melhor quais são as empresas que estão isentas e o quanto essa medida pode impactar os mais diversos setores do Estado de São Paulo.

 

abra sua empresa

 

Empresas isentas das taxas de abertura

 

As taxas de abertura na Junta Comercial representam um gasto significativo para as novas empresas. Com a isenção, muitas delas poderão ter um respiro para garantir uma abertura menos custosa. Estão beneficiadas as empresas classificadas como:

 

  • Limitada (LTDA);
  • Empresário Individual por Responsabilidade Limitada (EIRELI) ;
  • Sociedade Anônima (S/A);
  • Empresa pública;
  • Empresário Individual (EI);
  • Sociedade Cooperativa.

 

Essas empresas classificadas em um dos tipos acima poderão ser abertas sem a taxa de abertura, algo que é pode significar um aumento expressivo de novos negócios no estado.

 

Novas empresas em São Paulo

 

De acordo com a Jucesp, mais de 20 mil empresas foram abertas apenas em julho no Estado de São Paulo. Isso nos leva a crer que a economia vem se aquecendo novamente e que as pessoas estão voltando a empreender.

Segundo os dados, esse número representa 8% a mais do que o mesmo mês do ano passado, lembrando que não havia o risco da pandemia naquela época.

Vale citar que as empresas abertas este ano estão mais concentradas no setor do comércio, cerca de 30% delas. Essa é uma categoria sempre em expansão e que precisa mais do que nunca do apoio do governo para continuar. Com a pandemia, o comércio terá que se reinventar e modificar as formas de atuação, implementando o delivery, por exemplo.

Por fim, é importante dizer também que 20% das outras empresas abertas são os microempreendedores individuais, o MEI. Essa é uma categoria mais simples de empresa, porém, que demonstra uma necessidade de reinvenção do brasileiro que, muitas vezes desempregado, precisou empreender para conseguir pagar as contas no fim do mês.

Sem dúvidas, o saldo é positivo para todo o Estado, mas ainda há muito trabalho a ser feito para garantir que realmente exista uma mudança no cenário econômico.