Os relatórios contábeis são importantes documentos para todas as empresas que possuem contabilidade ativa, mesmo aquelas que ainda estão no início da sua criação. Mas você sabe o que são esses relatórios e para que eles servem na prática? Qual será a importância de mantê-los sempre em dia e devidamente atualizados? 

No texto de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre os relatórios contábeis, quais os principais deles e como esse tipo de atitude impacta no seu negócio de maneira geral. Confira abaixo as informações que separamos sobre o assunto!

 

abra sua empresa

 

O que são Relatórios Contábeis?

Relatórios Contábeis são os documentos oficiais que possuem o objetivo de registrar todas as informações contábeis que foram colhidas durante um mês – em alguns casos, os relatórios podem ser anuais ou até mesmo a cada três meses ou anualmente, dependendo da necessidade de cada empresa. 

São relatórios que podem ser armazenados de forma digital ou de forma impressa, de maneira com que o empresário possa ter acesso aos dados a qualquer momento rapidamente. Esse tipo de documento é essencial em qualquer negócio, entretanto, existem relatórios que são obrigatórios e aqueles opcionais. Vamos entender a diferença entre eles:

 

1- Relatórios contábeis obrigatórios: 

 

Qualquer empresa precisa emitir relatórios contábeis obrigatórios, mesmo o MEI, que precisa emitir a sua declaração anual pontualmente. Entre os documentos mais comuns, estão:

 

  • A demonstração financeira de resultados do exercício e a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados. 
  • Balanço Patrimonial. 

 

Esses são exemplos de relatórios contábeis que são obrigatórios e precisam ser emitidos, geralmente uma vez ao ano, por meio de um contador que irá assinar os documentos. São relatórios exigidos pelos fiscos e que, se não entregues, podem gerar multas altas para o empresário. Por isso, eles devem estar em dia, não esqueça!

 

2- Relatórios Contábeis não-obrigatórios:

 

Além dos relatórios obrigatórios que estamos acostumados a fazer anualmente, existem também os relatórios contábeis que não possuem obrigatoriedade, mas que são essenciais para que sua empresa consiga se manter atualizada e em dia com os fiscos. Entre os mais comuns, estão:

 

  • Demonstrativos de Fluxo de Caixa
  • Demonstrativos de Valor adicionado. 

 

Apesar de não serem exigidas pelos fiscos, esses relatórios são tão importantes quanto os outros, pois podem te ajudar de inúmeras maneiras a controlar a parte contábil da sua empresa e ter melhor aproveitamento do setor. 

 

Como eu faço os relatórios contábeis?

 

Se você ainda não sabe exatamente como elaborar os relatórios contábeis, sem dúvidas, a melhor alternativa sempre será procurar um contador para que ele possa te auxiliar nesse processo. Além disso, existem softwares que podem ser excelentes, dependendo do tipo de relatório, especialmente para aqueles que não são obrigatórios. Sendo assim, o contador precisará assinar os documentos obrigatórios, por isso, o ideal é que você tenha uma consultoria especializada. 

Algumas dicas para que eles fiquem em dia são interessantes:

 

1- Tenha sempre em dia os informes mais importantes. Entrada e saída de dinheiro, fluxo de caixa, etc. Isso irá te auxiliar na hora de montar os relatórios. 

 

2- Utilize softwares de gestão que possa te auxiliar a automatizar os processos. Eles são feitos exatamente para essa finalidade. 

 

Por que os relatórios contábeis são importantes?

 

Separamos abaixo os principais benefícios dos relatórios contábeis. Veja abaixo quais são:

 

1- Entender a situação financeira da empresa

 

A emissão de relatórios contábeis pode ajudar sua empresa a ficar mais ciente de sua atual situação financeira. Isso é importantíssimo para as tomadas de decisões, principalmente na ideia de ter investimentos maiores nos próximos meses ou não. 

Além disso, os relatórios permitem que o gestor entenda se há ou não a necessidade de maior investimento em produtividade, já que esses dados costumam apontar os possíveis problemas nesse sentido. 

 

2- Ficar em dia com os fiscos

 

Quando emitimos os relatórios contábeis, isso impede que tenhamos problemas com os fiscos. Claro que os relatórios obrigatórios são essenciais nesse processo, porém, os não-obrigatórios também são excelentes nesse sentido, porque te ajudam a evitar que fiquem pendências, como informes, pagamentos de impostos, entre outros. 

 

3- Ter mais acesso ao crédito

 

Em casos de alguns bancos e financeiras, é comum que haja um certo impedimento de oferecer crédito para empresas que não possuem demonstrativos financeiros bastante detalhados. Essa costuma ser uma medida de segurança para impedir que os financiamentos sejam oferecidos para empresas que não possuem reais condições que quitá-los. 

Sendo assim, mais e mais bancos estão optando por tornar os empréstimos um pouco mais rigorosos e exigindo demonstrações financeiras, como os relatórios contábeis que não são obrigatórios. E, como boa parte dos empresários opta por fazer apenas aqueles que são exigidos pelos fiscos, é comum haver mais dificuldades na hora de conseguir crédito. 

Então, se você deseja ter mais crédito facilitado e não precisar correr atrás disso em cima da hora, os relatórios contábeis são muito úteis e ajudam bastante.

 

4- Entender quais são os próximos passos

 

Primeiramente, ao saber a situação financeira da empresa, fica mais fácil saber também qual será o próximo passo para que ela cresça ou pare de perder dinheiro. Em alguns casos, esse levantamento demora muito para acontecer, pois não há a rotina de realização de relatórios contábeis, o que pode gerar problemas financeiros enormes. A dica aqui é manter os relatórios em dia, para que os próximos passos sejam melhor identificados quando necessário.

 

Gostou das informações de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!