Uma crise econômica pode surgir por inúmeros fatores em qualquer empresa. Os problemas enfrentados pelo novo coronavírus podem ser um exemplo. Mas existem sempre lições que podem ser tiradas dos cenário negativos e hoje falaremos das principais.

Confira abaixo um pouco mais sobre as lições que uma crise pode trazer para você e para a sua empresa, seja ela de qualquer porte e área de atuação. Confira!

 

abra sua empresa

Como saber se estou em uma crise econômica?

 

Antes de falarmos sobre as lições que você pode tirar de uma crise, é preciso saber quando ela existe na sua empresa. Afinal, para vencer um problema, primeiro é necessário entender se ele é uma ameaça real para seu negócio. Alguns sinais que há uma crise te assolando são:

 

  • Você está sem fluxo de caixa há mais de um mês. Como é o caso de pessoas que tiveram que fechar as portas durante a pandemia do Coronavírus. Se o dinheiro não entra de nenhuma forma há tanto tempo, pode haver um problema eminente. 

 

  • Seu negócio não está conseguindo pagar as contas. Ou existe a necessidade de demitir funcionários por haver dificuldade de pagar seus salários. 

 

  • O seu capital de giro está se esgotando e a única alternativa é pedir dinheiro emprestado para os bancos. A fim de tentar diminuir um pouco os prejuízos e continuar manter alguns dos colaboradores mais antigos. 

 

Se todos esses sinais estão acontecendo juntos, a crise econômica já atingiu sua empresa. A solução agora é tentar encontrar saídas para que ela passe sem tantas perdas. Seja como for, sempre haverá lições que você guardará como aprendizado. Vamos para elas abaixo!

 

4 aprendizados que você pode tirar da crise econômica

 

Vamos falar agora das principais lições que uma crise econômica pode nos trazer quando tudo acaba. Veja abaixo!

 

1- A importância de um contador parceiro

 

A primeira grande lição, é que seu negócio precisa da ajuda de um contador para se manter mesmo em tempos de crises. Sabemos que muitos empresários apenas procuram esse serviço quando há necessidade de preencher documentos ou burocracias.

Mas os contadores podem ajudar em muitos momentos. Como na hora de solucionar problemas financeiros e até na hora de tomar decisões importantes.

De toda forma, mesmo que exista uma crise acontecendo, é importante procurar ajuda de quem entende do assunto e pode encontrar soluções viáveis para o seu caso em específico. 

 

2- A necessidade de ter um plano B que funcione

 

Muitos empresários mais experiente, nessa época de crise, estão encontrando saídas inteligentes para os seus negócios. Alguns exemplos são: A entrega de seus produtos, descontos, marketing diferenciado, mudança de nicho, etc. 

Mas se você é um pequeno empreendedor, pode ser que nunca tenha passado pela sua cabeça o quanto isso pode ajudar quando há um problema em escala global – e tudo bem! Ainda é tempo de realizar algumas mudanças na sua forma de atuação e encontrar uma saída para a crise.

Se você tem um restaurante, por exemplo, pode optar por fazer entregas ao invés de receber clientes em casa. Se você tem lojas de produtos não-essenciais, pode pensar em fabricar outros tipos de produtos ou até mesmo em dar descontos para quem comprar pela internet. 

 

3- A importância do Capital de Giro

 

Quando falamos em planejamento financeiro, é essencial levar em consideração o famoso Capital de Giro e sua importância para negócios de qualquer porte. No caso das grandes empresas, esses ativos são muito mais presentes e podem manter o funcionamento dela por muitos meses, mesmo de portas fechadas. Já os pequenos empreendedores costumam abrir mão dessa “poupança” e acabam por depender quase que exclusivamente do faturamento do dia-a-dia, algo bastante arriscado. 

Sendo assim, uma lição a ser aprendida nesses tempos de crise é entender o quanto é preciso investir no Capital de Giro e conversar com o seu contador sobre a melhor forma de fazer isso sem arriscar o fluxo de caixa de todos os dias. Dessa forma, em momentos mais difíceis, será mais fácil manter a empresa funcionando normalmente – ou pelo menos com todos os funcionários ativos, mesmo de portas fechadas. 

 

4- O quanto o estudo do seu negócio pode fazer a diferença no futuro

 

Por fim, é sempre importante se lembrar do quanto o seu negócio precisa ser estudado a fundo para que haja realmente uma saída quando as coisas apertam. Vocês podem trabalhar via delivery? Quais são as possibilidades em tempo de confinamento social? Quanto é preciso guardar para que ele sobreviva alguns meses?

Estude o seu negócio e encontre diversas saídas para momentos onde há menos demanda do seu produto. Aproveite a crise para se reinventar e voltar dela muito mais forte do que antes – essa é a melhor solução para quem quer continuar o seu sonho de empreender depois que tudo passar. A ideia é recomeçar ainda mais forte e preparado para qualquer outra crise que possa surgir ao longo do caminho. 

 

Gostou das dicas de hoje? Não deixe de visitar nosso blog para mais textos sobre empreendedorismo, finanças e contabilidade. E compartilhe o nosso artigo nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!