Ficar em dia com os Fiscos e garantir uma boa organização da empresa é fundamental para todas aquelas que querem crescer dentro da lei. Recentemente, uma novidade chegou para o país inteiro: o uso da Nota Fiscal Eletrônica, também chamada de NFe. 

Com o avanço da tecnologia e com novas possibilidades, hoje é possível sair do papel e emitir notas fiscais ao consumidor sem que seja necessário ter uma impressora como aquelas tradicionais dos comércios. 

Ficou confuso? Vamos explicar no texto abaixo o que é a Nota Fiscal Eletrônica, além de como ela deve ser parte da rotina o quanto antes. Confira abaixo!

 

abra sua empresa

 

O que é Nota Fiscal Eletrônica?

A nota fiscal eletrônica tem como sigla a NFe. Basicamente, basta pensarmos na versão tradicional de uma nota fiscal de papel que víamos nas empresas. Essa nota fiscal foi substituída pela versão eletrônica, através do chamado SPED, o Sistema Público de Escrituração Digital. 

Essa substituição é totalitária, portanto, não há mais necessidade de imprimir a nota fiscal comum para entregar aos consumidores ou clientes, afinal, a mesma pode ser entregue via e-mail ou celular, por exemplo. 

Ela está em vigor desde o ano de 2006, porém, sua obrigatoriedade vem acontecendo ao longo dos últimos anos e atualmente todos os estabelecimentos já precisam trabalhar com esse tipo de sistema ao invés do tradicional, que foi completamente substituído. 

 

Mas como saber de onde vem essa NFe?

As pessoas, antes, entregavam os cupons fiscais para os fiscos e tinham no próprio sistema as documentações de onde vinham aquelas Notas. Hoje, isso é feito de maneira totalmente digital. O sistema da Nota Fiscal Eletrônica é muito seguro, pois funciona através do que chamamos de assinatura digital do emissor.  Essa assinatura permite que seja possível rastrear e monitorar todas as vendas que acontecem em território brasileiro, o que torna a fiscalização mais eficiente e, claro, muito mais democrática e rápida para todos, inclusive para os próprios empresários. 

 

Para que serve a Nota Fiscal Eletrônica?

Basicamente, a NFe serve para que as empresas tenham muito mais facilidade de entregar suas documentações aos fiscos, além de servir para que haja muito mais transparência entre as transações, pois é um monitoramento completo e o risco de fraude é menor. 

Antes algumas empresas podiam dar um “jeitinho”, embora não seja recomendado, atualmente está cada vez mais difícil driblar a fiscalização.

Ou seja, quem tenta sonegar impostos acaba pagando caro no futuro, sobretudo porque as multas são altíssimas para entrega atrasada. 

Em resumo, a NFe serve para documentar as transações não só entre pessoas jurídicas e físicas, mas também entre pessoas jurídicas de maneira totalmente automatizada. Além disso, é um serviço que se integra com a internet e os sistemas da Receita Federal em tempo real.

 

Tipos de Notas Fiscais Eletrônicas

Existem alguns tipos de notas fiscais eletrônicas. Separamos eles abaixo para você entender como funciona o processo para cada tipo de negócio. Vamos lá!

 

  • Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

 

A NFS-e ou a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica é utilizada quando prestamos um serviço, para pessoa física ou para pessoa jurídica, ou seja, empresas. Ela é emitida quando há uma atividade relacionada com pagamento e não ao processo de compra e venda de mercadorias. 

Quem precisa emitir? Todas as empresas que prestam serviços, exceto o MEI que presta serviços para pessoa física. No caso do MEI que presta serviços para pessoa jurídica, é necessário emitir a nota. 

 

  • Nota Fiscal ao Consumidor

 

A Nota Fiscal ao Consumidor é aquela que substitui a nota fiscal de venda, a tão conhecida emitida pelo Cupom Fiscal que vemos nas lojas convencionais e no comércio em geral. Ela tem a mesma função do cupom, porém, tem a vantagem de estar atrelada ao sistema de maneira automatizada, agilizando as transações entre as empresas e os fiscos. 

 

Além dessas notas fiscais mais comuns, temos também a Conhecimento de Transporte Eletrônico e o Manifesto de Documento Fiscal Eletrônico, que são utilizados para o transporte eletrônico e para o transporte de cargas, respectivamente.

 

Quais os benefícios da NFe para o empresário?

Para os fiscos, os benefícios são claros, afinal, será possível facilitar o processo para a Receita Federal e evitar fraudes, visto que atualmente estão cada vez mais difíceis de acontecer sem que haja uma punição em pouco tempo para isso.

Mas e para os empresários? Quais são os benefícios dessa mudança na nota fiscal? Separamos alguns deles:

 

  • Menos gastos com papel: Sem dúvidas, é um benefício que fica óbvio assim que há a migração para a NFe. Não gastar com papéis é uma primeira vantagem que fica bastante clara para as empresas.

 

  • Rapidez: Embora não pareça de primeiro momento devido à necessidade de adaptação, a NFe é muito mais rápida de ser emitida. Além disso, facilita o processo para o empresário. 

 

  • Menos burocracias e mais segurança: Como há a necessidade de assinatura digital, a NFe é bastante segura e reduz as burocracias para provar a identidade daquela empresa. As transações são mais rápidas, além de mais simples e sem o risco de fraudes.

 

Se você ficou com alguma dúvida sobre o que a Nota Fiscal Eletrônica? Entre em contato conosco para que possamos te explicar mais sobre ela! Não deixe de ter sempre a orientação do seu contador para qualquer mudança, sobretudo para evitar problemas no futuros.

 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas rede sociais com seus amigos! Até a próxima!