Muito tem se ouvido falar sobre as Linhas de Crédito, e os impactos que causa na economia e na vida de empresários que sofrem com a recessão causada pela pandemia do novo Coronavírus.

Mas você sabe o que esse termo significa? Sabe qual a sua função para proteger o seu negócio? E como conseguir aprovação para que seja possível se manter ativo mesmo em uma economia paralisada? Hoje vamos falar um pouco sobre esse assunto e te ajudar a entender melhor o que elas significam. Veja abaixo!

 

O que são Linhas de Crédito?

 

Linhas de Crédito são os recursos oferecidos por instituições financeiras para pessoas e empresas com uma finalidade específica. Basicamente, elas são oferecidas por meio de um financiamento com taxas de juros menores. 

No momento que estamos vivendo, as linhas de crédito são vitais para pequenas e micro empresas, que muitas vezes vivem do montante mensal que entra no caixa e do Capital de Giro para se manterem em tempos de recessão econômica. 

Mas como uma empresa pequena pode se beneficiar de uma linha de crédito? Veja algumas formas:

  • Por meio de um fluxo de caixa emergencial:

 

 

Se o seu caixa não está fechando e não será possível pagar funcionários e você não sabe de onde tirar esse dinheiro, com certeza uma linha de crédito pode ajudar a manter um fluxo de caixa emergencial para que as contas básicas sejam quitadas. 

 

 

  • Para engordar o capital de giro:

 

 

Em alguns casos, ainda há entrada de dinheiro para o dia-a-dia, porém, o futuro é um pouco incerto devido aos novos cenários. Nesse momento, alguns empresários podem optar pela linha de crédito para que haja um dinheiro extra para os meses que estão por vir.

 

 

  • Para investir em propaganda:

 

 

Outros empresários podem ver nessa pandemia uma saída que não estava planejada, como vendas online ou delivery. Nesses casos, vencer a concorrência que já está estabilizada na internet pode ser difícil sem a ajuda das propagandas e do marketing digital. Então, a linha de crédito pode ser voltada para essa finalidade, com o intuito de fazer com que o negócio seja visto nos meios digitais.

 

Medida aprovada do Governo com o Proger

 

A boa notícia é que o Governo irá disponibilizar R$5 bilhões para as instituições financeiras aprovarem linhas de créditos para pequenos e microempresários. 

A medida é voltada para esses profissionais por alguns motivos, como:

 

  • Empresários pequenos têm muito menos acesso às linhas de crédito. Isso porque os bancos costumam dar prioridade para as empresas maiores. No caso da medida, o dinheiro será enviado apenas para ser repassado para micro e pequenas empresas. Isso facilitará o acesso ao crédito. 

 

  • Além dessas empresas terem menos acesso ao crédito, elas também são as que menos possuem Capital de Giro para sobreviverem em tempos de pandemia e recessão econômica. Sem recursos próprios, a única alternativa para que elas continuem atuando é através de uma linha de crédito emergencial. 

 

  • Por fim, o governo levou em consideração o fato de que muitas empresas pequenas são responsáveis pelo emprego no Brasil. Segundo dados do IBGE, cerca de 75% dos postos de trabalho são mantidos pelas empresas menores. Isto é essencial para que a economia continue fluindo e para que as pessoas continuem empregadas. 

 

Por todos esses motivos, esse valor bilionário já foi aprovado e deve ficar disponível em breve para que as pequenas e micro empresas comecem a ter acesso.

 

Prorrogação das parcelas e redução de juros

 

Além da liberação das linhas de crédito, o Governo em parceria com o Banco do Brasil, irá prorrogar o pagamento de parcelas de financiamentos e empréstimos. Essas parcelas serão redirecionadas para o fim do contrato, com redução de juros para que o cliente resolva o problema quando a economia já estiver normal. 

Outro ponto que vale citarmos é a adiamento do recolhimento do imposto do Simples Nacional pelo período de três meses. O Governo permitiu que o pagamento do imposto seja prorrogado para o semestre que vem.

 

abra sua empresa

E o que eu, como empreendedor, devo fazer?

 

Podem surgir dúvidas para o empreendedor se ele deve ou não procurar pelas linhas de crédito ou se deve deixar de pagar as parcelas para que elas sejam cobradas mais pra frente. Em todos os casos, a melhor solução é procurar uma Contabilidade Consultiva. Os profissionais para que profissionais avaliem o seu caso e deem um parâmetro mais claro sobre o que é a melhor atitude a fazer. 

 

Se você precisar de ajuda, nos procure para que possamos conversar. 

www.serotini.com.br

 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais! Até a próxima!