O Planejamento Financeiro é essencial para todo tipo de empresa. Seja ela pequena ou grande ou até mesmo para as que ainda não foram abertas.

Não importa em que pé está sua sua empresa, ele é fundamental! Especialmente se houver uma crise ou dúvida sobre como agir nos próximos meses. 

No texto de hoje, separamos algumas dicas sobre como fazer um Planejamento Financeiro de qualidade e o que ele significa na prática. Confira abaixo!

abra sua empresa

O que é Planejamento Financeiro?

 

O Planejamento Financeiro, como o nome já indica, é um tipo de planejamento envolvendo a saúde financeira da sua empresa. Ele deve ser resumido em um documento, onde diversas metodologias e métricas são utilizada para definir se sua empresa precisa de ajustes ou melhorias nesse sentido. Assim, o planejamento financeiro tem os seguintes objetivos:

 

  • Controlar e otimizar o seu fluxo de caixa
  • Planejar possíveis problemas ou cenários positivos, se for o caso
  • Entrar com planos de ação para evitar alguma crise ou mesmo fazer com que seja possível melhorar a empresa em algum aspecto. 

 

Como é possível perceber pelos tópicos acima, o conceito de Planejamento Financeiro é relativamente simples, apesar de que requer comprometimento da empresa para colocá-lo em prática. 

Se preocupar com esse tipo de estratégia mais burocrática é um dos pontos capazes de fazer uma empresa comum se tornar uma grande companhia. Portanto, vale a pena darmos a devida atenção ao planejamento!

 

Dicas para fazer um bom planejamento financeiro

 

Primeiramente, mais importante do que fazer um Planejamento Financeiro é se preocupar em realizá-lo da melhor maneira possível. É preciso se preocupar com os detalhes e encontrar ajuda, especialmente se sua empresa ainda está começando a decolar. 

Assim sendo, separamos algumas dicas abaixo que podem te ajudar nesse processo:

 

1- Utilize ferramentas que te ajudem!

 

Uma boa dica para quem quer manter o Planejamento Financeiro em dia é utilizar ferramentas de boa qualidade. Hoje em dia, é bastante fácil trabalhar com esse tipo de ferramenta, já que elas estão sendo projetadas para facilitar a vida do empreendedor. Um bom exemplo que utilizamos como parceiros é a Conta Azul e o Omie. Eles possuem recursos excelentes, e diversas automações.

 

2- Contrate um bom contador

 

Além de uma boa ferramenta, é interessante procurar um contador de qualidade, que vá além da burocracia, mas que te ajude também a gerir a empresa. 

Esse tipo de contabilidade costuma oferecer serviços de BPO Financeiro e de contabilidade consultiva. De forma que se complementam e ajudarão a empresa que está com dificuldades – ou que ainda está aprendendo a controlar as contas. 

Assim, seja qual for o porte da sua empresa, é interessante esquecer a ideia do contador que apenas assina documentos. Então, para contratar uma contabilidade é bom ver o que mais ela pode te oferecer!

 

3- Saiba a real situação da sua empresa

 

Essa dica é importante, já que muitos empresários que não têm uma contabilidade consultiva e não entendem a real situação dos seus negócios. É fundamental fazer um balanço patrimonial, ou seja, um documento capaz de te deixar a par da situação financeira da sua empresa. 

Esse documento serve para te dar uma real dimensão de um problema que pode estar acontecendo ou mesmo de uma oportunidade que você não conseguiu enxergar. Independente do resultado, ele é fundamental para que a empresa sobreviva e consiga se manter no azul durante o ano todo. 

Para quem já tem um contador ou pretende contratar, a dica é cobrar desses profissionais uma posição sobre sua situação.

4- Anote e crie planilhas

 

Para quem já tem ferramentas como a Conta Azul e o Omie, esse não vai ser um grande problema. Mas quem ainda trabalha com a boa e velha planilha, a dica é não deixar passar absolutamente nada dela. 

Anote o seu faturamento mês a mês e anote os seus gastos para ter uma base que te ajude a mudar algumas posturas necessárias. 

Mais uma vez, a dica é cobrar o seu contador, caso o contrato que vocês tenham permita isso. Ou seja, se ele é contador consultivo, é fundamental que haja esse tipo de troca entre vocês. 

 

5- Arregace as mangas!

 

Depois de mudanças no jeito de anotar as finanças e no tipo de contabilidade contratada, é hora de começar o Planejamento Financeiro. Ele deve constar dados, as ações que serão tomadas nos próximos meses para ajudar a empresa, uma agenda especificando quem ficará responsável por elas e quando, análise e estudo de possíveis resultados, além de metodologias práticas. 

 

Lembre-se: será mais fácil fazer um Planejamento de qualidade se você procurar ajuda de um especialista. Qualquer dúvida, entre em contato conosco e agende uma reunião presencial!

 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos! Até a próxima!