As ferramentas de controle financeiro tem se tornado cada vez mais essenciais para qualquer empresa, seja ela do setor contábil ou não. Esse controle é fundamental para definirmos melhor quais as estratégias futuras do negócio. Além disso, por meio dele temos uma perspectiva do que precisaremos modificar para evitarmos problemas financeiros. 

No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre as ferramentas de controle financeiro que são mais indicadas e como funcionam na prática. Confira abaixo as informações que separamos sobre o assunto!

 

O que são ferramentas de controle financeiro?

 

Primeiramente, antes de citarmos as principais ferramentas do mercado, vamos explicar o que elas são e como funcionam. De modo geral, elas têm a função principal de trazer para a empresa a perspectiva sobre as suas finanças. 

Nisso, inclui-se:

 

  • Controle de fluxo de caixa, ou seja, tudo que entra e sai de dinheiro durante o dia e durante todo o mês.

 

  • Relatórios de projeção para o crescimento ou mesmo de possíveis problemas que a empresa pode enfrentar no futuro.

 

  • Insights financeiros, que são excelentes para que o empresário saiba onde deve aplicar o seu dinheiro de maneira mais inteligente e colher frutos mais tarde.

 

  • Entre outras funcionalidades que vamos citar mais abaixo quando falarmos das empresas mais comuns e indicados do mercado.

 

O mais importante é sabermos o quanto uma ferramenta de controle financeiro é essencial para empresas de qualquer tamanho. 

Esse tipo de ferramenta só agrega no seu negócio, facilita sua vida e otimiza o seu setor financeiro. 

abra sua empresa

As principais ferramentas de controle financeiro do mercado

 

Agora que já explicamos as funções de uma ferramenta de controle financeiro, vamos enfim citar as mais conhecidas do mercado e também as mais indicadas. Confira abaixo!

 

1- OMI 

 

A OMI é uma empresa que está no mercado há alguns anos e é considerada uma das mais importantes no setor do Brasil. Decerto são milhares de clientes em mais de cem franquias espalhadas pelo país. 

A ferramenta de controle financeiro da OMI foi criada basicamente para ajudar a otimizar esse setor da empresa e oferecer algumas funcionalidades, como:

 

 

  • Relatórios Financeiros

 

 

Os Relatórios Financeiros são importantes para que a empresa saiba onde está sendo aplicado o seu dinheiro, qual o fluxo de caixa, entrada e saída, quanto está sendo gasto, etc.

Esses relatórios têm a mesma função dos manuais que eram comuns antigamente, entretanto, são automatizados, rápidos e mais efetivos. 

 

 

  • Orçamento

 

 

O relatório de Orçamento dos clientes é algo bastante importante dentro de uma empresa pois pode ajudar bastante na hora de prever aplicações e investimentos. Além disso, pode ser útil para entender o que pode ser feito com aquele cliente em termos financeiros.

 

 

  • KPI

 

 

No plano da OMI, o cliente também pode ter acesso ao KPI, uma ferramenta que visa traçar um parâmetro de desempenho daquela empresa. Em síntese, com ela conseguimos ter uma ideia geral se a empresa está crescendo ou precisa de intervenção.

Se algum processo precisar ser modificado, será mais simples entender o que está errado e assim criar um plano de ação. 

 

A OMI conta com dois planos disponíveis, todos com as opções que citamos. O mais completo, entretanto, oferece também painéis automatizados. Assim como, uma avaliação completa da empresa por um consultor especializado. 

 

2- Conta Azul

 

Outra empresa que vem ganhando atenção no mercado é a Conta Azul. Ela oferece aos clientes uma série de ferramentas interessantes, como as ferramentas de controle financeiro. Além disso, a Conta Azul se especializou em desenvolver softwares para contabilidades e certamente estão ajudando a transformar o setor.  Separamos abaixo as funcionalidades da ferramenta de controle financeiro da empresa:

 

 

  • Contas a receber

 

 

Para quem precisa ter um controle efetivo de contas a receber, o sistema oferece uma funcionalidade bastante completa nesse sentido. Com ela, o cliente pode controlar melhor as próximas entradas e emitir cobranças. 

Além disso, o sistema também oferece o Boleto de Cobrança, onde é possível emitir os boletos sem precisar sair do Software. 

 

 

  • Controle de Caixa

 

 

Assim como a OMI, a Conta Azul também oferece um controle de fluxo de caixa de forma mensal para que empresário tenha total consciência do que entrou ou saiu na empresa. Como é automatizado, o controle traz relatórios completos para melhor visualização. 

 

 

  • Funções extras

 

 

Além do que já citamos, a Conta Azul oferece também um sistema de Conciliação Bancária e uma ferramenta de Análise de Pagamentos, para que seja possível prever o quanto será pago aquele mês pelos clientes e quais são as providências a tomar em caso de problemas. 

Também é oferecido Relatórios Completos de Receita e de custos para que haja maior controle financeiro. 

 

Conclusões

 

Se você tem uma empresa, é essencial optar por uma ferramenta de controle financeiro para que todo esse processo seja automatizado, te poupe tempo e ainda evite erros comuns nesse setor. 

Ou, uma boa saída é contratar um serviço de BPO Financeiro, que traz muito mais tranquilidade à empresa para que ela possa crescer e se desenvolver da melhor maneira possível. 

Além disso, um contador de confiança e especializado no seu segmento de atuação também pode ajudar bastante a evitar problemas financeiros e na estratégia de crescimento.

 

Gostou do texto de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!