Muitos profissionais liberais têm dúvidas em relação às vantagens de se regularizar e ter um CNPJ. Será que é uma boa ideia se formalizar e ter uma empresa? Ou será que se manter como profissional liberal é a melhor alternativa? 

No texto de hoje, listaremos as principais vantagens de ter um CNPJ sendo um profissional liberal. Confira abaixo! 

 

8 vantagens de se regularizar e ter um CNPJ

 

Separamos abaixo 8 vantagens para que você pense em se regularizar e ter um CNPJ. Assim, será mais fácil decidir se vale ou não a pena optar por essa formalização. Veja!

 

1- Economia com impostos

 

A primeira vantagem de ter um CNPJ é diminuir o pagamento de impostos, geralmente mais altos para o profissional liberal. Ao abrir uma empresa, é possível pagar até 20% menos do valor de tributos que são pagos normalmente por quem é autônomo e não tem um CNPJ. Por isso, essa é uma das grandes vantagens em começar a trabalhar como empresário!

 

2- Grandes clientes e melhor relacionamento com fornecedores

 

Quem trabalha por conta própria, sabe que os fornecedores e clientes costumam exigir formalidades. Como nota fiscal e contratos mais profissionais. Ao ter um CNPJ ativo, isso se torna mais fácil. Além disso, diminui riscos como falta de pagamento ou descumprimento de acordos.

Ter um CNPJ é ideal para quem tem o desejo de crescer, trabalhar com clientes maiores e expandir sua cartela de clientes. Regularizar sua situação e ter um CNPJ ajudará na imagem e permite esse crescimento significativo. 

 

3- Participação em licitações

 

Outra vantagem que muitas pessoas desconhecem ao pensar em ter um CNPJ é a participação em licitações. Um CNPJ é essencial para empresas que querem prestar serviços para prefeituras e órgãos públicos no geral. Isso é importante e pode ser uma boa saída para a falta de clientes.

Como profissional liberal sem CNPJ, não é possível fazer isso e muitas oportunidades acabam perdidas.

abra sua empresa

4- Maior controle financeiro

 

Um ponto importante é que ter um CNPJ e se formalizar é uma maneira importante de conseguir maior controle financeiro. Assim você consegue separar as contas da empresa dos gastos pessoais, fazer planilhas, contabilidade especializada etc. Tudo isso pode resultar em maior controle financeiro, logo menos gastos desnecessários e mais previsão de crescimento dos negócios. O que parece uma solução simples pode gerar bons frutos. Especialmente para quem muda drasticamente o quanto gasta com impostos, como é o caso dos profissionais liberais. 

 

5- Comprovação de renda e proteção de patrimônio pessoal

 

Algo que é essencial de citarmos é que os empreendedores que têm um CNPJ conseguem ter maior controle dos seus patrimônios e não os arriscam ao contrair dívidas da empresa. O que não acontece quando falamos em um profissional liberal, que não possui  CNPJ e mistura todos os patrimônios. Por isso, essa é uma vantagem que vale a pena citarmos.

Além disso, os empreendedores com CNPJ conseguem ter mais comprovação de renda por meio de declarações anuais e outros tipos de comprovantes que o profissional liberal não tem.

 

6- Mais crédito

 

Sem dúvidas, ter um CNPJ abre muitas portas e pode te ajudar bastante a ter mais crédito no mercado. Isso porque os bancos e financeiras costumam dar preferência para os empresários e até mesmo selecionar programas especiais para eles.

Então, com toda a certeza, quem busca mais crédito pode conseguir isso de maneira mais fácil ao abrir um CNPJ e se identificar como empresa, deixando de ser profissional liberal. Isso ajudará a ampliar o negócio e investir nele de maneira inteligente, já que o crédito costuma ter taxa de juros menores, por exemplo. 

 

7- Previdência social

 

Por fim, se você trabalha por conta própria e não tem CNPJ, saiba que também não está investindo na sua previdência social. Com isso, mesmo após anos de trabalho, pode ser que sua aposentadoria não aconteça ou que não seja suficiente para se manter. 

Ao abrir uma empresa e um CNPJ, é possível escolher um valor para pagar por mês, garantindo sua aposentadoria no futuro de maneira adequada ao seu padrão de vida atual. Isto é essencial para qualquer profissional que passou a vida toda trabalhando. 

 

Veja que os motivos para ter um CNPJ e se formalizar são enormes e realmente interessantes para quem trabalha como profissional liberal. Porém, se você não quer se tornar uma empresa e abir um CNPJ, de qualquer forma é preciso se formalizar, mesmo que seja para recolher impostos de maneira autônoma. Procure um contador para fazer isso!

 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!