Contratar um contador é fundamental para qualquer empresa, seja ela de porte pequeno ou grande. Mas a dúvida que a maioria dos empreendedores acaba tendo é em relação ao momento certo para fazer essa contratação. 

Será que o contador é necessário ainda no planejamento desse novo negócio? Ou ele deve ser acionado quando houver a intenção de formalizar a empresa? 

Para quem ainda tem dúvidas em como o contador atua nas etapas da criação de um negócio, separamos abaixo algumas informações sobre o assunto. Confira!

 

Eu preciso contratar um contador?

Em primeiro lugar, é válido respondermos à uma dúvida que muitos empreendedores têm: é obrigatório contratar um contador?

Segundo as leis brasileiras, toda empresa acima do enquadramento do MEI precisa ter esse profissional assinando suas documentações. Por isso, não é possível deixar de contar com esse serviço. 

Entretanto, a empresa pode ter sua própria contabilidade com um contador alocado que assuma essa responsabilidade. Essa é uma saída que indústrias maiores e multinacionais acabam preferindo para que haja uma concentração de todas as funções de maneira interna. 

Mas para a maioria dos negócios, a solução mais barata e eficaz é contratar uma contabilidade de fora, que cobre de acordo com a necessidade de cada empresa. 

Portanto, seu negócio precisa ter uma contabilidade oficial para a assinatura de documentos obrigatório, mas não necessariamente com funcionários internos. 

 

Quando contratar um contador?

Desde o planejamento da empresa até a parte formal da entrega de documentos e pagamentos de tributos, já é necessário um contador. Em todas as etapas, o profissional pode atuar de forma diferente. Aqui é que entram as diferenças entre as contabilidades. Vamos falar abaixo:

 

  • Contabilidade comum: É a contabilidade que realiza apenas a parte burocrática que o negócio exige para continuar funcionando. Assina documentos para a abertura de empresa, calcula tributos etc. A maioria das contabilidades tem essa função principal, com algumas exceções. 
  • Contabilidade consultiva: A Contabilidade Consultiva é diferente da contabilidade tradicional. Ela atua não apenas lidando com as burocracias, mas também oferecendo ao cliente um suporte de organização da parte financeira, trabalhista, entre outros. Algumas contabilidades, como o Grupo Serotini, oferecem também o BPO Financeiro como um serviço adicional e que agrega muito valor ao negócio. 

 

Dessa forma, para saber o momento certo de contratar um contador, você precisa entender do que realmente precisa. Você pode contratar um contador na hora da abertura do CNPJ, da empresa em si e em algumas vezes no ano, caso sua empresa precise de um contador apenas para os afazeres obrigatório e não deseja expandir suas finanças no momento. 

Por outro lado, a contabilidade consultiva pode ser mais interessante para quem deseja um trabalho mais seguro, com acompanhamento personalizado. 

abra sua empresa
 

Qual a importância de ter uma contabilidade parceira?

A Contabilidade tem uma função muito mais ampla do que apenas lidar com burocracias obrigatórias. Quando uma empresa opta em não ter um contador responsável, alguns problemas podem surgir, como:

 

1- Falta de Planejamento Financeiro:

Uma das funções do contador é ajudar o empreendedor a planejar sua parte financeira da melhor maneira possível. Com uma contabilidade bem alinhada, é possível prever crescimentos, evitar rombos financeiros e até mesmo problemas trabalhistas. Dessa forma, se a contabilidade contratada oferecer a função consultiva, sua empresa estará mais segura contra a falta de planejamento financeiro. 

Alguns motivos para que você faça um planejamento financeiro com um profissional:

  • Mais segurança para sua empresa Assim você poderá crescer de forma inteligente, sabendo o que está por vir em relação às contas e pagamentos de clientes. 
  • Mais tranquilidade para inovar e atuar em outras áreas. 
  • Menos dívidas e empréstimos. Uma vez que, já que haverá uma inteligência por trás de todos os passos que a empresa dará. 
  • Menos preocupações e sobrecargas para os administradores. Que poderão assim, ter mais tempo para fazer a empresa crescer, ao invés de se preocuparem com as finanças. 

 

2- Multas e punições por descumprimentos de prazos:

Sem a ajuda do contador especializado, é comum que os empresários esqueçam de uma série de documentos obrigatórios, como declarações anuais – que devem ser assinadas por um profissional. 

Por isso, ter a contabilidade apenas para trabalhos eventuais faz com que o empresário se sobrecarregue com as questões burocráticas e acabe pagando multas desnecessárias por falta de planejamento ou desatenção. 

 Resultando em punições que poderiam ser evitadas, e que podem até mesmo acarretar em problemas financeiros mais graves, considerando que essas multas aumentam conforme o atraso.

Sendo assim, é sempre interessante contar com a contabilidade em forma de parceria, seja mensal ou anual, para que ela te lembre sempre de enviar todas as burocracias no tempo certo. 

 

Conclusões

Falamos hoje sobre a importância de ter uma contabilidade especializada trabalhando com a sua empresa e também de quando é o momento certo para contratar um contador. Se você ficou com dúvidas e que entender mais sobre o assunto, entre em contato conosco para maiores informações!

 

Gostou do texto de hoje? Não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais!