Empreender em Bauru e também nas cidades da região não é uma tarefa tão complicada quanto muitas pessoas podem imaginar, porém, ela exige que o futuro empresário procure se informar e tenha por perto pessoas altamente capacitadas para ajudá-lo nesse processo, como uma Contabilidade especializada na sua área de atuação.

No texto de hoje, vamos trazer algumas informações relevantes sobre empreender em Bauru e umas dicas essenciais para quem quer fazer isso sem correr muitos riscos. Confira abaixo o que separamos sobre o assunto!

Empreender em Bauru é uma boa ideia?

 

Já falamos em um texto aqui do blog sobre como Bauru está bem localizada pertinho de São Paulo, a apenas 300 quilômetros, e como sua ampla população de universitários e o número crescente de indústrias vem ajudando a movimentar a economia da cidade. 

Outro dado que é muito importante citar são os rankings que provam o quanto a região é excelente para empreender. Bauru, por exemplo, ficou em 45º lugar em 2019 no Ranking das melhores cidades para investir – posição que é considerada alta, ainda mais se levarmos em conta o fato de que ela ocupava o 68º em 2016, apenas três anos antes. 

Todos esses números nos fazem perceber que sim, é interessante pensar em empreender por aqui e existem muitas chances de que o negócio dê certo, desde que ele seja criado com bastante cuidado e com planejamento. 

Quais são as vantagens de empreender em Bauru?

 

Citamos algumas das vantagens em investir na cidade e começar o seu negócio na região, mas vamos trazer outros benefícios que podem te ajudar a saber se é ou não uma boa ideia abrir um comércio, indústria, consultório ou qualquer outro negócio em Bauru, especificamente. Vamos lá!

 

1- Região com alto número populacional

 

Apesar de Bauru ser uma cidade relativamente pequena, se comparada com São Paulo, não há como negar que ela já abriga mais de 300 mil pessoas, beirando a 400 mil. É uma população razoável e que está um pouco longe da capital para ir e vir todos os dias, o que as torna consumidoras em potencial de todos os serviços da cidade. 

Ou seja, ninguém faz compras, vai ao médico ou contrata um advogado na capital, a não ser que haja uma boa para isso – não encontra profissionais qualificados ou um produto específico. 

De modo geral, as pessoas que moram em Bauru tendem a consumir tudo que precisam na cidade e isso faz com que a economia seja muito forte e consistente.

Além de haver uma população considerável, Bauru também é uma cidade universitária, com jovens a todo momento fervilhando a economia, pois costumam consumir mais e com maior frequência. Dependendo do tipo de negócio escolhido, saber que há muitos jovens na região pode crucial. 

 

2- Região relativamente próxima de São Paulo

 

Se a população costuma comprar na própria cidade, o empresário tem a vantagem logística de estar perto da capital. Isso é importante para outros tipos de necessidade, como buscar equipamentos ou os produtos para revenda. A proximidade ajuda bastante nesse sentido. Até mesmo para aqueles que buscam qualificação e precisam de cursos muito específicos que só são oferecidos em São Paulo.

Seja como for, abrir uma empresa em Bauru é estar perto o suficiente da capital para se especializar e buscar produtos. E ao mesmo tempo, longe o suficiente para que os moradores prefiram comprar seus serviços aqui. 

abra sua empresa

O que você precisa saber antes de empreender em Bauru

 

Antes de empreender em Bauru, é válido saber algumas informações relevantes além de dados sobre a cidade em si. Afinal, o que é preciso para ser um empreendedor de sucesso? Separamos algumas dicas para finalizar esse texto. Veja!

 

1- Conheça bem o seu público-alvo

 

Antes de pensar em abrir uma empresa, você precisa conhecer o seu público de maneira consistente para entender questões, como:

 

  • Onde deve abrir a empresa. Se é em um bairro menos movimentado ou no centro da cidade, em avenidas grandes, por exemplo. 

 

  • Se a sua empresa tem público suficiente na cidade. Ou seja, se há pessoas que estariam dispostas a comprarem o seu produto ou serviço.

 

  • Quais são as ações que você deve fazer para atrair essas pessoas. Se será preciso investir mais em marketing digital ou no marketing tradicional, com panfletagem, anúncios, etc. 

Todas essas informações são enviadas geralmente por consultores e pessoas especializadas nesse segmento.

 

2- Contrate profissionais

 

Sua empresa vai precisar de alguns profissionais fundamentais para que ela funcione corretamente, como:

 

  • Contrate um consultor que possa te ajudar na questão do marketing.

 

  • Uma contabilidade também pode te ajudar muito. Especialmente se ela for especializada e segmentada. Com funções no quesito financeiro, como o BPO, planejamento, etc. 

 

  • Também será interessante ver quem são as pessoas referência no seu setor. Como no caso de advogados, que podem consultar colegas para entender melhor como funciona a região. 

 

3- Tenha Capital de Giro para começar

 

Os gastos para abrir uma empresa não são tão excessivos quanto as pessoas pensam. Mas é interessante ter um valor maior para garantir o fluxo de caixa no começo.

Reserve um dinheiro para investir na empresa, mas também reserve um dinheiro para manter no Capital de Giro. Assim, em caso de problemas, você terá como se recuperar e continuar com o seu negócio.

 

Para as demais necessidades ao abrir uma empresa, leia nosso texto de “Como abrir uma empresa em Bauru”. Nele, explicamos todo o processo legal e o que será preciso fazer para começar a empreender já! (linkar)

 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!