Uma dúvida comum entre os novos empreendedores é saber o que é a Razão Social de uma empresa e qual é a sua serventia de forma geral. Afinal, é obrigatório que eu pense em uma razão social antes de abrir o meu negócio? E por que existe um nome que é divulgado e um nome diferente nos documentos? Qual a diferença entre eles na parte legal e prática?

Vamos entender tudo isso no texto de hoje e saber quais são os passos que você, empreendedor deve dar para garantir que sua empresa seja devidamente registrada e tenha uma Razão Social que diz respeito apenas à ela. Confira abaixo!

 

abra sua empresa

 

O que é Razão Social?

Vamos começar o texto de hoje explicamos em miúdos o que é a Razão Social de uma forma bem simples e prática. Quando você vai abrir uma empresa, precisa escolher o nome dela que irá para os documentos oficiais, ou seja, as declarações, os contratos, etc.

Então, resumindo, é o nome oficial da sua empresa ou também chamado de Nome Comercial, Denominação Social ou Firma Empresarial. É o nome que você escolheu e deve ser único, apenas do seu negócio e de nenhum outro no Estado. 

 

  • A Razão Social será o nome registrado na Junta Comercial no momento em que sua empresa nascer. Então, esse é um nome que você não poderá mudar assim tão facilmente, por isso, vale muito a pena pensar bem no que será registrado para evitar alterações.

 

Por que a Razão Social é tão grande?

Se você já teve contato com empresas, deve ter visto de perto que algumas razões sociais são bem compridas e com nomes até mesmo feios, que não pegariam para o público geral. Por que isso acontece? 

Basicamente, porque esse é um nome de registro oficial, que deve ser único, exclusivo e que resuma bem o que a empresa presta de serviços. Então é comum vermos casos como: Felipe Fulano Marketing Digital Ltda. 

Esse é um exemplo simples, mas é basicamente isso que vamos ter na maioria das empresas, diferente do nome que será dado para o grande público, o chamado Nome Fantasia. 

 

Mas o que é o Nome Fantasia?

O Nome Fantasia, diferente da Razão Social, será o nome pelo qual os seus clientes vão te conhecer. Esse nome não necessariamente será único, como é essencial no caso da Razão Social, onde é proibido ter nomes iguais, o que a torna menos atrativa para as pessoas no geral. 

O Nome Fantasia, apesar de poder ser igual em alguns casos, pode também ser registrado como uma marca e, dessa forma, ser impedido de se replicar. Mesmo assim, nem sempre as empresas se preocupam com isso e é comum haver casos de roubos de nome fantasia anos depois que a empresa foi aberta e já conseguiu relevância no mercado. 

Por isso, para evitar esse tipo de problema, o registro é válido, embora não seja obrigatório, como acontece com a razão social.

 

Para que serve a Razão Social?

Agora que já entendemos o que é Razão Social e a diferença dela para o nome fantasia, vamos explicar um pouco mais sobre qual é a função desse nome que pode ser tão comprido e difícil de memorizar. Afinal, por que precisamos da Razão Social?

Simples, para que nossa empresa tenha um nome oficial. Além disso,  a empresa responde através dele em todos os órgãos públicos e todos os fiscos do país. Se caso houver qualquer problema, é através da Razão Social junto ao CNPJ que a empresa será identificada. 

Esse registro é como um batismo único e exclusivo para aquele negócio. Ninguém mais poderá utilizar aquele nome a partir do momento da abertura da empresa. Então, ao começar esse processo, o primeiro passo é saber se alguma outra empresa já utiliza aquele nome em específico. 

 

Como escolher a Razão Social ideal?

É bem simples escolher a sua Razão Social. Esse é um processo que deve ser feito em algumas etapas para evitar confusões e até mesmo a necessidade de mudança posterior do nome escolhido. Separamos essas etapas:

  • Primeiro, escolha a razão social da sua empresa. Se você tem um nome fantasia escolhido, é recomendável utilizá-lo na Razão Social, por motivos de facilidade de memorização. 

 

  • Além do nome fantasia ou do nome do proprietário, a razão social deve conter o serviço realizado por aquela empresa. Vamos supor que você seja o Felipe que citamos acima e preste serviços de marketing digital. Isso deve estar na sua Razão Social. 

 

  • Depois de escolher o nome, você vai precisar pesquisar na internet ou nos órgãos públicos se há algum outro nome igual ao seu. Caso o resultado seja positivo, más notícias: você terá que modificá-lo. Mas fique calmo, é difícil escolher algo tão específico e o fato da Razão Social ser  longa ajuda nessa exclusividade. 

 

  • Por fim, é hora de registrar na junta comercial. Peça ajuda ao seu contador e aproveite para pedir que ele pesquise se o nome está disponível. Isso vai ser uma boa ajuda para evitar que você se perca no processo.

 

Como dica final, vale registrar o nome fantasia no Registro.Br, que será utilizado para a criação de sites. Mesmo que você não pense nisso agora, é interessante fazer esse registro porque em um dado momento, será necessário criar um site e vai ser bem melhor se ele puder levar o nome da sua empresa.

 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos! Até a próxima!