Ter uma reserva de emergência para sua empresa é uma das melhores formas de evitar problemas financeiros. Além disso é ela que te ajudará a superar crises como a que estamos vivendo, com o COVID-19. 

Mas como fazer esse tipo de reserva? Separamos no texto de hoje algumas dicas que podem te ajudar a entender o que faz uma empresa ter mais Capital de Giro e como engordar o seu de maneira simples e rápida. Confira abaixo!

 

5 dicas para fazer uma reserva de emergência para sua empresa

 

Sabemos que pode ser difícil fazer uma reserva de emergência e que pode ser preciso abrir mão de algumas coisas. Mas esse tipo de capital é importante para que sua empresa funcione bem, mesmo em momentos difíceis. Então, para que você esteja preparado quando tudo isso passar, separamos algumas dicas que te ajudarão a ter uma reserva. Veja abaixo!

 

1- Peça ajuda para profissionais

 

Sem dúvidas, essa é uma dica essencial para quem quer ter uma reserva financeira na empresa. A ajuda de profissionais é algo muitas vezes esquecido. Muitos empresários procuram apenas em momentos de crise, quando o problema já se instalou.

Por isso, se você tiver um pouco de capital, invista em BPO Financeiro ou em uma contabilidade mensal, que será sua parceira e te ajudará a lidar com os problemas financeiros. Os benefícios em ter uma contabilidade parceira são muitos, como:

 

  • Seus funcionários ficam livres para fazer aquilo que importa: lidar com os clientes e fazer as vendas aumentarem.

 

  • Você consegue dar mais prioridade para os clientes e menos foco em questões burocráticas. 

 

  • As chances de erros ou mesmo do pagamento de multas diminuem. Afinal, você poderá contar com uma equipe treinada para cuidar do seu financeiro e não apenas quebra-galhos. 

 

Dito tudo isso, é interessante que você pense sempre no quanto o investimento em bons parceiros pode te render retorno financeiro em pouco tempo. Quem cuida das finanças cresce muito mais rápido!

 

2- Procure sempre ter uma meta

 

Se você precisa ter uma reserva financeira, é necessário pensar em metas. Imagine que sua empresa deva guardar pelo menos 10% dos rendimentos totais por mês. Ter isso anotado e cumprir essa meta é uma forma de garantir que você vai conseguir alcançá-la de alguma forma. 

Portanto, a dica aqui é: tenha uma meta do quanto sua empresa precisa poupar e faça o máximo possível para garantir que ela se cumpra. Se for necessário, imagine que essa porcentagem seja uma dívida fixa que você precisa pagar todos os meses. Leve isso como uma prioridade que deve ser cumprida sempre para evitar que você deixe de lado esse compromisso. 

Sabemos que não é fácil estipular metas e que sempre nos pegamos priorizando o que é urgente ao invés do que é importante. Tente mudar essa mentalidade e priorize sempre o que é mais importante para que sua empresa cresça e se mantenha segura. 

 

 

abra sua empresa

3- Diminua os gastos

 

Ter uma meta é excelente mas não será apenas isso que poderá te ajudar a conseguir finalmente guardar dinheiro todos os meses – especialmente se as suas contas sempre fecham apertadas ou até mesmo no vermelho em alguns momentos. 

Por isso, a dica é tentar diminuir os gastos desnecessários e transferi-los para o seu investimento em capital de giro. Procure analisar, antes de mais nada, os  mais supérfluos, como idas ao restaurante que são bancadas pela empresa, pagamento de itens comprados sem tanta necessidade, etc. 

Depois, se não houver uma diferença significativa, procure analisar os gastos com funcionários que você contratou em excesso, apenas na empolgação de empregar muitas pessoas. 

Obviamente, ninguém deseja demitir funcionários e nós não queremos te estimular a fazer isso. Mas é mais interessante ter colaboradores que sejam bem-remunerados e façam um trabalho essencial do que pagar muitos estagiários ou trabalhadores que ficarão em cargos que podem ser feitos por você ou mesmo pelos colegas. Evite excessos mas não corte pessoas importantes!

 

4- Não mexa no que foi reservado

 

Outra dica que pode ser muito interessante para ter uma reserva financeira que só aumenta é jamais mexer nela por qualquer motivo. As contas estão apertadas? Não relaxe só porque você tem dinheiro guardado e procure encontrar maneiras de fechar novos clientes, parcerias, etc, tudo que possa te ajudar a faturar mais. 

Porém, só mexa no dinheiro que foi reservado em caso de extrema necessidade, como acontece quando não temos nenhum fluxo de caixa devido à uma pandemia, por exemplo. Lembre-se: é uma reserva emergencial e deve ser usada como tal. 

 

5- Tente aumentar a reserva mês a mês

 

Se você tem colocado 5% do faturamento mês a mês, procure aumentar no mês seguinte para 10% – e faça isso aumentar gradualmente. É claro que você sempre precisará investir em outras coisas, mas tente estimular uma meta de que, em algum tempo, será possível guardar uma quantidade interessante de dinheiro. Sua empresa só tem a ganhar com isso!

 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos! Até a próxima!