A segurança financeira é fundamental para os períodos de crise e para os períodos normais – afinal, serão eles que darão fôlego para os momentos mais complicados para os empresáros. Mas como ter essa segurança financeira para o seu negócio? Quais são as atitudes e ferramentas que podem nos ajudar nesse sentido? 

No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre esse assunto e trazer soluções para que o seu planejamento seja mais eficaz a curto, médio e longo prazo. Confira abaixo!

 

Dicas para ter segurança financeira para sua empresa

 

Se o momento está complicado para a economia, é a hora de aprender mais sobre segurança financeira. Separamos algumas dicas que podem te ajudar! Veja!

 

1- Tenha sempre o auxílio de um contador

 

A primeira dica é uma das mais importantes, independente do tamanho da sua empresa. É muito comum que pequenos empresários abram mão de uma contabilidade profissional, por acreditarem que consigam realizar todos os processos financeiros sozinhos. 

Isso pode até acontecer, porém, quando atrasamos um documento ou deixamos de entregar as declarações, existe o risco de sofrer com multas, o que atrapalha a segurança financeira de sua empresa. 

Então, não esqueça: mantenha a contabilidade em dia e nas mãos de bons profissionais. Os contadores irão te auxiliar na questão dos documentos obrigatórios e  nas burocracias essenciais. 

 

2- Conte com o auxílio de ferramentas de gestão

 

Outra dica bem bacana é apostar em ferramentas de gestão que auxiliem no processo de conhecimento do caixa de determinado negócio. Por exemplo, pode ser interessante pagar por mês alguma ferramenta que ofereça relatórios mensais, que entregue mais clareza nas contas.

Obviamente, essas ferramentas são auxílios e bons profissionais precisam trabalhar em cima delas. Porém, elas ajudam bastante a determinar os próximos passos da empresa e suas zonas que precisam de maior atenção. 

 

3- Contrate um serviço de BPO Financeiro

 

Quem tem possibilidade pode aumentar a segurança financeira da empresa contratando uma contabilidade consultiva e BPO Financeiro. Ele pode ser bastante útil na hora de realizar previsões, traçar o perfil do negócio, assim como seus eventuais riscos. 

Além disso, o BPO financeiro libera parte dos funcionários que precisariam lidar com questões burocráticas para que eles consigam trabalhar diretamente com os clientes, aumentando a receita e expandindo a empresa da maneira que ela precisa para se manter no mercado e também para crescer, mesmo em épocas de crises. 

 

4- Sempre tenha um Capital de Giro suficiente

 

Grandes empresas costumam ter um Capital de Giro suficiente para mantê-las mesmo em épocas muito difíceis. Como é o caso da paralisação do comércio, por exemplo. Mas as empresas pequenas, em sua maioria, acabam não se preparando e sofrem mais com as recessões do mercado.

O capital de giro, basicamente, são investimentos que podem facilmente serem convertidos em dinheiro imediato, como é o caso de ações e poupanças. Os maquinários e os próprios prédios da empresa não são considerados capital de giro, já que precisam de tempo para serem vendidos e transformados em dinheiro. 

Portanto, sempre que for possível, aumente o seu Capital de Giro. O torne prioridade para que sua empresa se mantenha protegida e possa sobreviver a todos os problemas que venham a surgir. E lembre-se: utilize-o apenas em grandes necessidades. Esse deve ser um investimento para emergência e para evitar a falência da empresa – ou para o seu crescimento e expansão. 

 

5- Faça um seguro de vida para profissionais-chave da empresa

 

Por fim, uma dica excelente para quem quer manter a segurança financeira da empresa é realizar um seguro de vida para profissionais-chave do negócio, como sócios, gerentes, etc. Esse tipo de seguro é excelente porque o falecimento de uma peça essencial da empresa pode causar estragos difíceis de reverter, se caso não houver um apoio nesse sentido. 

O Private Solutions Corporate da MAG Seguros, é a nossa recomendação. Uma excelente opção pois além de Seguro, permite sua utilização como Garantia Financeira. Dessa forma, garante a manutenção das atividades comerciais, evitando a ocorrência de desestruturação financeira.

Um dos diferenciais dessa solução é que a empresa pode ser tratada como beneficiária, incluindo o capital ganho na base tributável. O Private Solutions Corporate da MAG Seguros pode ser utilizada pela empresa como investimento para acúmulo de capital. Visando a recuperação ou o resgate em momento futuro, além de seguro contra falecimento e sucessão patrimonial. Para entender mais sobre os benefícios e como ele funciona na prática, entre em contato conosco.

 

abra sua empresa

 

Manter a segurança financeira de uma empresa não é uma tarefa muito simples. Afinal o seu negócio pode passar por altos e baixos durante os meses e precisar de fôlego para se recuperar.

Por isso, o ideal é ter sempre por perto um profissional que possa te auxiliar em momentos mais difíceis. Entre em contato conosco para que possamos te explicar sobre todas as nossas soluções. Incluindo o seguro para profissionais-chave da sua empresa.

 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares. E não deixe de visitar nosso blog para maiores informações sobre o mundo da contabilidade e sobre o mundo das empresas. Até a próxima!